SAÚDE

Chikungunya e Ebola são temas de Palestra em Vitoria (ES)

A febre chikungunya e o vírus Ebola têm deixado a população e os profissionais de saúde em alerta ...

Em 13/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A febre chikungunya e o vírus Ebola têm deixado a população e os profissionais de saúde em alerta em todo o mundo. Diante desse cenário, servidores de saúde estarão reunidos no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), nesta sexta-feira (14) e no próximo dia 21, para participar da palestra "Chikungunya – A nova grande ameaça?".

O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre essa enfermidade e também sobre o Ebola, para que os profissionais possam atender de forma mais preventiva a população capixaba. Serão ressaltados os sintomas, as características peculiares de cada doença, o diagnóstico e o tratamento, além da prevenção.

Participarão do encontro agentes de combate às endemias, equipes do controle de mosquitos, equipes de educação em saúde e profissionais das unidades de saúde da rede municipal. Será uma oportunidade para que esses profissionais conheçam ainda mais sobre a epidemiologia, o controle e as medidas preventivas das duas doenças.

A palestra sobre chikungunya será conduzida pelo biólogo Ricardo da Silva Ribeiro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A médica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Clemilda Marques fará explanações e dará orientações sobre o Ebola. As palestras acontecerão das 14 às 17 horas.

Casos

Apesar de Vitória não ter registrado até o momento nenhum caso suspeito de chikungunya, o Ministério da Saúde classificou a capital capixaba em "situação de alerta".

"A febre chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Mas os nossos profissionais solicitaram mais esclarecimentos sobre o assunto para que, em visita domiciliar, possam orientar melhor os moradores de Vitória", disse a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Clara Scarpati Alvarenga.

"As medidas para o controle da chikungunya são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta", complementou.

Programação

Palestra "Chikungunya – A nova grande ameaça?"

Quando: sexta-feira (14)

  • 14 às 15 horas: Esclarecimentos sobre o Ebola
  • 15h15 às 17 horas: palestra "Chikungunya - A Nova Grande Ameaça?"

Local: Auditório da Etsus - rua Maria de Lourdes Garcia, 474, Ilha de Santa Maria, Vitória

Fonte:PMV