SAÚDE

China põe em quarentena 64 pessoas que tiveram contato com vírus.

O Mers foi descoberto na Arábia Saudita, em 2012.

Em 01/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Pelo menos 77 pessoas na China estiveram em contato com um sul-coreano infectado pelo coronavírus Mers, das quais 64 foram colocadas em quarentena, informou hoje (1º) a imprensa chinesa.

Um cidadão sul-coreano infectado pelo Mers viajou na semana passada de avião de Seul para Hong Kong, onde cruzou a fronteira para a China e seguiu de automóvel até à cidade de Huizhou, na província de Guangdong. Treze pessoas que viajaram com o sul-coreano, de 44 anos, ainda não foram localizadas, segundo o jornal China Daily.

O coronavírus (Mers, sigla inglesa para Síndrome Respiratória do Médio Oriente) é mais mortal mas menos contagioso do que o vírus responsável pelo Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que matou cerca de 800 pessoas em todo o mundo, em 2003.

O Mers foi descoberto na Arábia Saudita, em 2012. Os receios em relação ao vírus aumentaram na China após a confirmação, nesse domingo (31), de 15 casos pelas autoridades da Coreia do Sul. Nesta segunda-feira (1º), o número de casos já aumentou para 18 infectados pelo Mers.

Outras 18 pessoas que entraram em contato com o sul-coreano infectado foram colocadas em quarentena, em Hong Kong. O secretário de Saúde da antiga colônia britânica, Ko Wing-man, disse hoje que nenhuma dessas pessoas, incluindo chineses e sul-coreanos, manifestou sintomas da doença.

Não há registo de residentes de Macau no voo em que o sul-coreano infectado viajou para Hong Kong, informaram na sexta-feira os Serviços de Saúde locais.

O sul-coreano portador do vírus tinha feito uma viagem ao Oriente Médio. A confirmação do Mers ocorreu na sexta-feira (29). Ele está internado em um hospital em Guangzhou, capital da província chinesa de Guangdong.

Segundo o China Daily, que cita as autoridades de Guangdong, o homem “está consciente, os seus sintomas vitais estão estáveis e a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco estão normais”.

Fonte: EBC