TEMAS GERAIS
Chuva deixa Rio em estágio de atenção na tarde desta sexta-feira
Mesmo com céu carregado, cariocas e turistas se aventuraram na praia
Em 06/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de atenção às 15h15 desta sexta-feira (6) devido à aproximação de núcleos de chuva vindos da Baixada Fluminense. Uma chuva forte e rápida caiu na maior parte da Região Metropolitana do Rio por volta das 16h. O trânsito ficou ruim na Avenida Brasil, como mostrou o Radar RJ.
O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
Por volta das 15h30, choveu forte na Baixada Fluminense e, de acordo com o Centro de Operações, a chuva se deslocava para a Zona Norte. Também choveu forte no Méier, Piedade, Madureira, Jacarepaguá, Jardim Botânico Copacabana e Tijuca.
A chuva volta cair um dia após o alerta de que um temporal de grandes proporções iria cair sobre o Rio, nesta quinta-feira (5). Apesar das ironias em redes sociais – até o prefeito Eduardo Paes assumiu que seu filho brincou sobre a previsão errada –, a Prefeitura do Rio afirmou que vai continuar adotando os procedimentos adotados com a previsão de uma chuva e ventos fortes.
"As pessoas sempre pedem planejamento, e ainda bem que não aconteceu nada. Mas vamos continuar fazendo isso porque não podemos deixar de dividir as informações que temos com a população", disse o prefeito Eduardo Paes, que levou na esportiva as brincadeiras publicadas em redes sociais após as chuvas. "Até meus filhos zombaram de mim hoje de manhã, mas eu entendo. Não tenho vocação para Cacique Cobra Coral", brincou.
Nesta quinta-feira, a Prefeitura do Rio apresentou um esquema especial elaborado por diversos órgãos do município para enfrentar a situação. Cerca de 3,2 mil agentes foram mobilizados no esquema.
"Vamos continuar com o mesmo esquema, com homens da Comlurb, da Guarda municipal, Cet-Rio", afirmou, acrescentando que quatro novos piscinões na área da Praça da Bandeira, um dos principais pontos de alagamento da cidade, serão inaugurados neste sábado (7). "Não levamos a sério algumas coisas no passado, e agora vamos ficar sempre atentos".
Paes criticou ainda o fato de algumas empresas liberarem seus funcionários mais cedo devido à ameaça de chuva forte. "O dia que for para sair mais cedo, nós vamos avisar", disparou.
Fonte: G1-Rio de Janeiro