AGRICULTURA
Chuva favorece aparecimento de pragas e doenças no campo
Com uso de produtos adequados para o manejo dessas pragas, é possível manter o controle
Em 29/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os agricultores devem integrar ferramentas de manejo, quando possível, além de selecionar novas tecnologias, que ofereçam maior controle às lagartas.
As culturas de milho e soja enfrentam um inimigo comum nesta fase do ano: as lagartas. Causadoras de grandes prejuízos em ambos os cultivos, em especial para a sojicultura, podem provocar mais de 75% de perdas por desfolha, além do impacto negativo na produtividade, com possibilidade de queda de até 1214 kg/ha - segundo a literatura acadêmica.
Apesar de toda a relevância, com o uso de produtos adequados para o manejo da resistência dessas pragas, é possível manter o controle para melhor produtividade e rentabilidade.
Lenisson Carvalho, gerente de marketing de grandes culturas da Ourofino Agrociência, explica que os recursos mais empregados no campo contra o problema são o uso de sementes biotecnológicas e de defensivos químicos e biológicos durante o desenvolvimento do cultivo. Porém, monitorar constantemente a área é uma condição imprescindível para definir corretamente o manejo de controle a ser adotado.
"É essencial identificar qual é a praga que está atacando a plantação, o estádio de desenvolvimento e o nível de infestação. Tais cuidados previnem o uso incorreto das ferramentas de controle, além de evitar aumento dos custos de investimento", afirma Carvalho.
Desta forma, é necessário uma orientação de um especialista. Os agricultores devem integrar ferramentas de manejo, quando possível, além de selecionar novas tecnologias, que ofereçam maior controle às lagartas. O produtor também deve estar atento as condições climáticas que podem favorecer o aumento das infestações de pragas e doenças no campo.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! (Clima Tempo)
Leia também:
> Cotação do trigo segue elevada apesar da safra recorde
> Governo do ES entrega máquinas do Programa Terra Firme
> Seag e Sebrae realizam 1º Encontro Técnico do Agrolegal
> Safra de grãos pode chegar a 291,1 milhões de toneladas
> Uso de bioinsumos impede perdas na produção de frutas
> Incaper divulga finalistas do 2º Prêmio Cafés Especiais do ES
> Semana Internacional do Café tem início hoje (10) em BH
> Estado lança tecnologias para café conilon em Marilândia
> Seag entrega 3.600 cestas verdes para pescadores capixabas
> Viana faz visita técnica a fazenda voltada para a piscicultura
TAGS: CHUVA | PRAGAS | CAMPO | CONTROLE | PRODUTIVIDADE