TEMAS GERAIS
Chuva forte coloca SP em estado de atenção e causa alagamentos
Na Zona Sul, pista da Estrada do Campo Limpo foi alagada, mas transitável.
Em 10/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Todas as regiões em São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quarta-feira (10) por causa da chuva que atinge a cidade. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o monitoramento abrange as zonas Norte, Oeste, Sul, Sudeste e Leste, além do Centro e das marginais Tietê e Pinheiros.
Trânsito
Até as 16h45, o CGE havia registrado quatro pontos de alagamento na capital. Na Zona Leste, o túnel Jornalista Odon Pereira está intransitável nos dois sentidos, assim como o sentido Mauá da Avenida Jacu-Pêssego.
Outros pontos, mas transitáveis, foram registrado na Avenida Jacu-Pêssego, próximo à Estrada do Imperador, e na Estrada do Campo Limpo, na Zona Sul, onde chove forte. Outro ponto de alagamento se formou no km 273 na Rodovia Régis Bittencourt, sentido São Paulo, de acordo com a concessionária que administra o trecho.
A faixa da direita no km 16 na Rodovia Ayrton Senna também ficou bloqueada por alguns minutos devido à queda de terra na pista, mas já foi liberada.
Metrô e CPTM
As linhas do Metrô 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás operam com velocidade reduzida na tarde desta quarta-feira. Já as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) circulam normalmente, segundo a assessoria de imprensa.
Aeroportos
O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, opera por instrumentos desde as 15h50, mas sem restrições para pousos e decolagens, segundo a assessoria de imprensa. Já o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, não sofreu alterações por causa da chuva.
Deslocamento da chuva
Imagens de radar meteorológico também apontavam pancadas de chuva na Zona Leste, entre A Mooca, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e parte de Itaquera. Na Zona Norte, o temporal atinge os bairros de Vila Maria e Vila Guilherme. No Centro, a precipitação é moderada.
Segundo os meteorologistas do CGE, a tendência é de que as chuvas se desloquem para a região do ABC paulista, perdendo intensidade gradualmente até a noite. Outras instabilidades que se deslocam do interior devem provocar chuvas até o final da tarde, entretanto de maneira mais fraca.
Próximos dias
A quinta-feira (11) ainda começa com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. As mínimas oscilam em torno dos 20ºC, enquanto que as máximas podem chegar aos 30ºC. No período da tarde, áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria pelo oceano mudam o tempo, causando chuvas na forma de pancadas generalizadas.
Na sexta-feira (12) o sistema frontal deixa o tempo nublado e chuvoso na Capital paulista. As temperaturas mínimas oscilam em torno dos 19ºC, enquanto que as máximas não devem superar os 24ºC. A umidade relativa do ar permanece acima dos 70%. A continuidade das chuvas eleva o potencial para inundações e deslizamentos de terra.
Fonte: Globo.com