CIDADE
Chuvas exigem atenção redobrada no trânsito, diz especialista
Choveu? Então é hora de redobrar a atenção no trânsito.
Em 15/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Choveu? Então é hora de redobrar a atenção no trânsito e seguir em risca as orientações de direção defensiva. O Departamento de Operações de Trânsito da Prefeitura de Serra, que entre outras atribuições é responsável por ações de fiscalização e educação para o trânsito, tem algumas dicas de segurança que os condutores de veículos automotores devem observar nos dias chuvosos.
- Reduza a velocidade e acenda o farol baixo para aumentar a visibilidade do veículo e facilitar a visualização de poças d’água e trechos alagados.
- Aumente a distância em relação ao veículo da frente, mesmo que estejam trafegando a baixa velocidade. Além de evitar colisões provocadas por freadas bruscas e pela pista escorregadia, trafegar a uma distância segura permite que o condutor verifique a profundidade das poças e tenha tempo de reagir em caso de imprevistos.
- Evite rotas alternativas para fugir de possíveis pontos de alagamento, a não ser que conheça bem o local. Nessas horas é melhor ir por vias conhecidas a se arriscar em regiões com nas quais não costuma passar.
- É melhor parar diante de um ponto alagado a tentar atravessar e deixar o veículo preso no alagamento. Em alguns casos a água provoca danos sérios no veículo, além de expor o condutor a risco de acidentes ou doenças.
- Evite passar a mão no vidro para desembaçá-lo, pois isso piora a visibilidade. O ideal é usar um pano limpo, usar o ar condicionado (nos carros que possuem o equipamento) ou o ventilador.
- Mantenha a palheta do limpador de para-brisa em bom estado de conservação, trocando-a sempre que apresentar sinais de desgaste. A orientação vale também para a manutenção do desembaçador traseiro, do ar condicionado e do ventilador, que podem ser usados para desembaçar o para-brisa.
- Caso a chuva esteja muito forte, é preferível parar em um lugar seguro e esperar até que o tempo melhore.
(Foto: Pixabay)