TEMAS GERAIS

Ciclovia e ampliação da Terceira Ponte trarão mais mobilidade

Ciclovia da Vida e ampliação da 3ª Ponte trarão mais mobilidade e segurança ao capixaba

Em 17/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Integrada à Terceira Ponte, a Ciclovia da Vida é um marco importante para o Estado. Estendendo-se por 3,3 km em ambos os sentidos, a ciclovia oferece um percurso seguro entre Vitória e Vila Velha.

O Governo do Estado inaugura a Ciclovia da Vida e as obras de ampliação da Terceira Ponte no próximo dia 27 de agosto. Esses projetos inovadores visam proporcionar maior mobilidade e alternativas de deslocamento para a população, contribuindo também para a redução do congestionamento na região e para a segurança dos usuários das novas vias.

Integrada à Terceira Ponte, a Ciclovia da Vida é um marco importante para o Estado. Estendendo-se por 3,3 km em ambos os sentidos, a ciclovia oferece um percurso seguro entre Vitória e Vila Velha. Além de servir como uma via de deslocamento para ciclistas, a ciclovia também cumpre uma função de prevenção, coibindo tentativas de suicídio.

>> STF tem 4 votos a favor da aplicação do juiz de garantias

Com uso gratuito, a ciclovia estará aberta diariamente das 05h30 às 22h30, proporcionando uma experiência única aos usuários.

Ampliação da Terceira Ponte

A expansão da Terceira Ponte é um feito arquitetônico notável que irá otimizar o tráfego na região. A capacidade de fluxo da ponte será ampliada em aproximadamente 40%, permitindo a circulação simultânea em três faixas para cada sentido. A ampliação foi alcançada através da otimização das faixas existentes e da remodelagem das barreiras de proteção laterais, maximizando a utilização da via.

O resultado é uma via que pode acomodar um maior número de veículos e passageiros, reduzindo significativamente os engarrafamentos e o tempo de viagem.

A nova faixa, à direita, será destinada a veículos pesados, como ônibus e caminhões, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, e táxis. Além disso, motociclistas terão preferência para tráfego naquela via, saindo assim, do “corredor”. Não há proibição da circulação das motos em outras faixas, porém, é aconselhado o seu uso. Não será autorizado o uso da faixa exclusiva por veículos de aplicativo.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou a importância dessas inaugurações para a população capixaba:

“Estamos celebrando a entrega de projetos que não apenas melhoram a infraestrutura de nossa região, mas também impactam positivamente a qualidade de vida dos cidadãos. A Ciclovia da Vida oferece uma alternativa saudável de deslocamento, além de promover um ambiente seguro, enquanto a ampliação da Terceira Ponte alivia o trânsito, proporcionando uma mobilidade mais eficiente para todos”, pontua Damasceno.

Cuidados para você ir e vir com segurança

Levando em consideração a nova realidade no trânsito da Grande Vitória, que impactará positivamente a região do entorno da Terceira Ponte, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) reforça, por meio de campanha publicitária educativa nos meios rádio, Internet e redes sociais, a necessidade de adoção de comportamentos prudentes e obediência às leis de trânsito quando os cidadãos utilizarem esses novos espaços.

Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, os dois projetos estruturantes consolidados pelo Governo do Estado favorecem a mobilidade, estimulam a locomoção de forma sustentável e segura, mas é fundamental que os usuários da Ciclovia e da Ponte tenham atitudes adequadas e que estejam de acordo com as leis de trânsito.

“A Terceira Ponte é um ambiente onde todos os modais do trânsito coabitam de forma dinâmica e, por isso, torna-se imprescindível que tanto ciclistas quanto os demais usuários das vias, sejam motoristas, motociclistas ou caronas, tomem os devidos cuidados para que o trajeto seja feito em segurança. Por isso, pensando na sensibilização, educação e orientação aos cidadãos que utilizarão as vias, o Detran|ES investe de forma estratégica mais uma vez em campanha publicitária e abordagens educativas na Grande Vitória, levando principalmente a mensagem de que no trânsito, devemos sempre escolher a vida”, salienta Vieira.

Como fazer a sua parte para um trânsito mais seguro

Para garantir um ambiente coletivo mais humano e que vise a proteção de todos na Ciclovia da Vida, é importante que os ciclistas tomem as seguintes providências para que o pedal seja seguro:

- Utilizar equipamentos de segurança;

- Fazer a manutenção preventiva da bicicleta;

- Transitar no sentido da via;

- Obedecer à sinalização;

- Pedalar com cuidado e atenção.

Da mesma forma, os condutores que transitarem nas novas pistas da Terceira Ponte, devem fazer a sua parte para que não ocorram acidentes e o trajeto possa ser feito sem intercorrências:

- Obedecer à sinalização e respeitar os limites da via;

- Não usar celular ao volante;

- Não trafegar no corredor;

- Respeitar a exclusividade da faixa da direita para ônibus, motos e veículos de serviço;

- Sinalizar corretamente ao mudar de faixa. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

STF tem 4 votos a favor da aplicação do juiz de garantias
Marina Silva defende segurança jurídica para o Conama
Fiocruz propõe revisão da política de plantas medicinais
Viana recebe formação para o atendimento às mulheres
STF começa a julgar 70 denúncias sobre atos golpistas
Coppe inaugura planta para produção de hidrogênio verde
Novo Sistema Aquaviário será lançado no dia 20 de agosto
População que se declara indígena cresce 50% no Estado
Cariacica abre inscrição para o casamento comunitário
Vitória começa emitir carteira de identificação para autistas
Caso Samarco: corte britânica dá 3 meses para defesa da Vale

TAGS:
GOVERNO/ES | TERCEIRA PONTE | CICLOVIA DA VIDA | AMPLIAÇÃO | MOBILIDADE