CIDADE

Cidade da Serra teve maior redução de crimes patrimoniais

Serra foi a cidade da Região da Grande Vitória que mais teve queda em crimes patrimoniais.

Em 15/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Samuel Chahoud - Secom/PMS

Na visão geral, os crimes contra o patrimônio tiveram uma queda de cerca de 19% no primeiro trimestre de 2024.


Siga o CORREIOCAPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

Aconteceu, nesta quarta-feira (10), a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra, que apresentou dados importantes sobre a segurança urbana no município.

>> Animação marca entrega de Parque Kids em Engenharia

O dado que mais chama atenção é a contínua redução de crimes contra o patrimônio. Na visão geral, os crimes contra o patrimônio tiveram uma queda de cerca de 19% no primeiro trimestre de 2024. A Serra, inclusive, foi a cidade da Região Metropolitana da Grande Vitória que mais teve queda em crimes patrimoniais.

Entre as suas tipificações, também apresentaram redução os crimes de estelionato/fraude (-8,9%); roubo a pessoal em via pública (-29%); roubo em transporte coletivo (-46,6%); furto em estabelecimento comercial (-1%); furto em residência e condomínio (-19,5%); furto a pessoal em via pública (-13,6%); furto em transporte coletivo (-20,3%); crimes informáticos (-33,8%); e roubo em estabelecimento comercial (-13,2%).

Outro dado que chama atenção pela variação é o furto e roubo de celulares, onde foram registrados 1.226 em 2024, contra 1.566 no ano passado, representando uma queda de 21,7%.

Os dados apresentados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e compilados pelo Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra (Ospie). Os resultados foram obtidos ao comparar os números do primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período de 2024.

A reunião é realizada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e conta com a participação de outras pastas da Prefeitura da Serra, como a Secretaria de Assistência Social (Semas), Secretaria de Direitos Humanos (Sedir) e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom). Também participam as demais forças de segurança que atuam no município, além de representantes do meio judicial.

Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos relacionados à segurança pública do município. Entre os debates, a proposta de conciliar, cada vez mais, a tecnologia com a ação humana chamou atenção. Outro ponto que foi discutido foi o atendimento às mulheres vítimas de violência e o grande apoio do município com Mimoso do Sul, cidade fortemente afetada pelas chuvas.

Dados positivos no trânsito

Houve um aumento no número de recuperações de veículos. De janeiro a março deste ano, 211 veículos foram recuperados por todas as forças de segurança do município, o que equivale a um aumento de 8,8%. Deste total de veículos, 63 foram recuperados pela Guarda Civil Municipal da Serra (GCM).

No trânsito, os números também são positivos. No primeiro trimestre de 2024, foram registrados -17,5% de acidentes de trânsito na Serra. Em contrapartida, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) aumentou suas ações em 32% ao executar 1.014 operações/ocorrências, 459 operações programadas e 138 ações de fiscalização.

A missão de reduzir o número de vítimas fatais no trânsito também permanece. Nos três primeiros meses deste ano, os acidentes com óbitos caíram em, aproximadamente, 44%. Os constantes resultados na redução de mortes no trânsito na Serra resultaram em uma menção honrosa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a Prefeitura da Serra. (Secom/PMS)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Animação marca entrega de Parque Kids em Engenharia
Nova Venécia terá substituição de antena parabólica gratuita
Cariacica entrega de kits com uniformes escolares para alunos 
PMV: Pronto Atendimento recebe rede de gases medicinais
Arnaldinho Borgo assina OS para construção de quadras  
Cota única do IPTU com desconto vence nesta quarta (10)
Ultimo dia para pagar cota única do IPTU com 8% de desconto
Vitória é 3ª capital com maior taxa de investimentos em 2023
Linhares anuncia investimento na indústria de alimentos
Vitória entregou Parque Kids na Mata da Praia, neste sábado

TAGS:
SERRA | REDUÇÃO | CRIMES | PATRIMONIAIS | GRANDE VITÓRIA