CIDADE

Cidade de Serra é a campeã em resgate de animais silvestres

Serra é o município da Grande Vitória que mais resgata animais silvestres.

Em 16/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes - Secom/PMS

Serra é o município da Grande Vitória que mais resgata animais silvestres. Somente este ano, a fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) já resgatou e encaminhou 159 animais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. Em média, 10 animais são enviados ao local por semana.

Em 2018, esse número chegou a 408 bichos. Entre os animais resgatados e apreendidos estão passarinhos, papagaios, periquitos, corujas, gaviões, falcões, cobras, gambás, gatos-do-mato, entre outros.

Esses bichos são resgatados/ apreendidos durante ações fiscais, por meio de denúncias ou entregas voluntárias. São animais que sofreram maus tratos, viviam ilegalmente em cativeiros ou foram vítimas de contrabando. Há, ainda, aqueles que estavam na zona urbana, como em casas ou terrenos privados.

Quando os animais estão em boas condições de saúde eles são soltos de volta na natureza. Os que estão doentes ou machucados são encaminhados ao Cetas, onde recebem cuidados veterinários e são recuperados. Após o tratamento, eles vão para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para serem reintroduzidos em seu habitat natural.

Para fazer denúncias ou solicitar resgate, ligue para (27) 99951-2321/ 0800 283 9780 e mande e-mail para dfa.semma@serra.es.gov.br.

LEIA TAMBÉM

Guarda-vidas a postos para dar segurança aos banhistas nas férias escolares

Esta época do ano é marcada pelas férias escolares e, apesar do inverno, as praias de Serra se tornam opção de lazer para moradores e turistas. Para colaborar com a segurança de quem for aproveitar a orla do município, a Prefeitura de Serra conta com uma equipe de 46 guarda-vidas atuante em todas as praias da cidade.

Guarda-vidas a postos para dar segurança aos banhistas nas férias escolares

Foto: Reprodução - Secom/PMS

Os profissionais estão distribuídos nas praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida, todos os dias da semana das 8 às 18 horas. Alguns pontos, com mais concentração de pessoas, contam com postos elevados para facilitar o trabalho dos guarda-vidas.

Os guarda-vidas contam, também, com rádios de comunicação de última geração, que contribuem para a eficiência dos trabalhos preventivos desenvolvidos por eles.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL