CIDADE
Cidade de Serra registrou sua menor taxa de mortalidade infantil
Taxa de mortalidade infantil é um indicador de desenvolvimento para uma cidade.
Em 18/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A taxa de mortalidade infantil em Serra se encontra abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde, que considera 10 óbitos para cada mil nascimentos. O índice do município em 2019, até o momento, é de 7,55, o melhor desempenho até hoje. Os investimentos em obras, infraestrutura e na área da saúde, que contribuem para esse resultado, não param.
A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador de desenvolvimento para uma cidade e reflete as condições socioeconômicas da população e a organização de políticas públicas, principalmente, na rede de atenção materno-infantil.
A taxa é calculada dividindo o número de óbitos pelo de nascidos vivos, multiplicados por mil.
Obras
Está em construção, em Colina de Laranjeiras, a maior obra pública municipal do Estado, o Hospital Materno Infantil. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 intermediários. Entre os intermediários, serão 10 UCINCo (convencional) e 05 UCINCa (canguru).
A Maternidade de Carapina foi reformada, e a capacidade ampliada para 39 leitos. O município conta também em seu território com o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, com serviços de alto risco.
Saúde
Toda a assistência à gestante está estruturada. É importante que elas façam o pré-natal, que é ofertado em todas as 40 unidades de saúde do município. As grávidas na Serra têm prioridade na vacinação, consultas e exames, entre outros serviços.
Serra possui, também, o Comitê de Mortalidade Materna e Infantil, que atua desde 2004 na investigação dos óbitos e traçando estratégias para a prevenção da morte prematura da mãe e do bebê.
Infraestrutura
Influenciam, ainda, indicadores como: oferta de saneamento básico; existência de rede de esgoto e água tratada; melhoria das condições de habitação; e outros dados que mostram a qualidade de vida em um município.
LEIA TAMBÉM
Equipe da unidade de Carapina Grande promove ação com pessoas em situação de rua
Nesta sexta-feira (19), a equipe da Unidade de Saúde de Carapina Grande fará uma ação especial com as pessoas em situação de rua do bairro. Além de orientações quanto aos cuidados com a saúde, serão ofertados testes rápidos, coleta de escarro e exame.
Foto: Everton Nunes/Secom-PMS
A ação acontece das 8 às 11 horas, na praça da Avenida Dois. Serão aplicados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os exames, casos necessários, serão realizados na Unidade Regional de Feu Rosa, com transporte gratuito para os moradores.
O objetivo é realizar o acolhimento dessas pessoas, eliminando riscos de doenças e ofertando tratamento para os que necessitam. A iniciativa também contribui para a aproximação entre a unidade de saúde e os usuários.
A expectativa é atender cerca de 15 moradores. A iniciativa é uma parceria entre a unidade básica de saúde do bairro, a referência técnica em Tuberculose da Vigilância Epidemiológica e o Consultório de Rua, ligado ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
Em Serra, o Consultório de Rua realiza o acolhimento da população que está em situação de rua. Ele funciona de segunda a sexta, das 8 às 13h, período em que os usuários do serviço estão mais disponíveis ao diálogo. O programa atua em diversos bairros para inserir esse público nos serviços de saúde, criando vínculo e confiança.
A prefeitura oferece também acolhimento para pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas por meio do CAPS AD. É oferecido tratamento com equipe multidisciplinar, dispensação de medicação quando necessário, oficinas e grupos terapêuticos de música e pintura.
A finalidade é a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS AD funciona de segunda a sexta, das 07 às 17h.