TEMAS GERAIS

Cidades do Espírito Santo voltam a adotar medidas restritivas

O anúncio foi feito pelo governador do ES, Renato Casagrande, na última sexta-feira (12).

Em 14/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Carlos Alberto Silva/AG

Na Região Metropolitana de Vitória, os municípios de Vila Velha e Serra terão medidas restritivas. O estado não está com nenhum município em risco baixo.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, na noite da última sexta-feira (12), que algumas cidades do estado vão voltar a adotar medidas mais rígidas para conter o avanço da pandemia do coronavírus (covid-19). Na Região Metropolitana de Vitória, os municípios de Vila Velha e Serra terão medidas restritivas.

Até aquele momento, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com o coronavírus está em 84,53%.

No mapa de risco anunciado na última sexta-feira, com vigência entre os dias 15 e 21 de março, o Estado mostra 17 municípios classificados em risco alto, 61 em risco moderado e nenhum município em risco baixo.

O que muda

  1. Eventos estão proibidos
  2. Aulas presenciais estão suspensas;
  3. Cinemas, teatros e espaços de recreação infantil não poderão funcionar;
  4. Parques municipais e unidades de conservação ficarão fechados;
  5. Academias não podem oferecer atividades aeróbicas e o número de alunos por horário deve ser limitado;
  6. Shoppings e galerias comerciais podem funcionar até as 20h, de segunda a sexta-feira; 16h nos sábados; e não podem abrir aos domingos.
  7. Restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras só podem ficar abertos até as 16h;
  8. O funcionamento de bares está suspenso e é proibido consumir bebidas alcoólicas em distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência;
  9. Barreiras sanitárias deverão ser implantadas nas entradas e saídas do território e nas rodoviárias;
  10. Na administração estadual, os trabalhadores diretos e indiretos deverão atuar, prioritariamente, de forma remota. Apenas os serviços essenciais serão desenvolvidos de forma presencial.

Risco de colapso

O governador Casagrande disse que são medidas necessária para conter o avanço da doença no Estado e pediu responsabilidade das demais entidades públicas e privadas.

“Minha tarefa como governador é proteger a população capixaba, mas não consigo e não posso me proteger sozinho. Preciso das demais entidades públicas e privadas e que cada um cumpra suas tarefas e responsabilidades. ”, destacou o governador.  (Com informações da Secom/ES)

TÓPICOS:

SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  POLÍTICA INTERNACIONAL