CULTURA
Cineclube promove sessão com cinema e poesia em Vitória
Projeto tem percorrido bairros de Vitória promovendo encontros entre cinema e literatura.
Em 26/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nesta edição, serão exibidos o longa-metragem Macabéa, dirigido por Erly Vieira Jr. e inspirado no clássico "A hora da estrela", de Clarice Lispector, e o curta experimental Tomar Tempo, uma produção do coletivo capixaba Poesia Inútil.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O projeto Cine Zona, que tem percorrido diversos bairros de Vitória promovendo encontros entre cinema e literatura, chega à sua quinta sessão, que ocorrerá na sexta-feira (29), às 18h, no Centro de Referência da Juventude, localizado na Ilha de Santa Maria. O evento contará com a exibição de dois filmes capixabas, uma performance poética especial e outras atividades literárias abertas ao público.
>> PMCI ganhará espaço voltado para tradição afro-brasileira
Nesta edição, serão exibidos o longa-metragem Macabéa, dirigido por Erly Vieira Jr. e inspirado no clássico "A hora da estrela", de Clarice Lispector, e o curta experimental Tomar Tempo, uma produção do coletivo capixaba Poesia Inútil. Ambas as obras, legendadas, fazem parte da curadoria que busca explorar os encontros entre o cinema e a literatura, especialmente valorizando a produção artística do Espírito Santo.
Além das exibições, o público poderá participar da Zona Literária, espaço que reunirá escritores e escritoras capixabas, sorteio de livros e um microfone aberto para performances do público, incentivando a troca de ideias e experiências literárias.
"O nosso objetivo é estimular o debate sobre os encontros entre o cinema e a literatura. A curadoria inclui curtas-metragens de realizadores capixabas ou filmes inspirados em livros de autores do Espírito Santo. Pretendemos promover a divulgação dessas obras por meio de encontros literários com troca de ideias e muita poesia", destaca a escritora Lívia Corbellari, idealizadora do projeto.
Apoio cultural
O Cine Zona foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023, que selecionou propostas para apoio à produção, difusão e fomento do audiovisual por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, e do município de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).
Evento acessível e inclusivo
Com entrada gratuita, classificação livre e sem necessidade de inscrição prévia, o projeto é inteiramente presencial e propõe unir cinema e literatura como forma de valorizar a produção cultural capixaba. O evento também reforça a acessibilidade ao exibir filmes legendados, garantindo que pessoas com diferentes necessidades possam aproveitar as sessões.
Essa quinta sessão é uma oportunidade única para celebrar o talento artístico local, envolvendo a comunidade em um ambiente de reflexão, poesia e troca cultural. O Centro de Referência da Juventude promete se transformar em um espaço onde cinema, literatura e performance dialogam em perfeita harmonia. (Secom/PMV)
Leia também:
> PMCI ganhará espaço voltado para tradição afro-brasileira
> Exposição sobre imigração italiana estreia na Casa da Memória
> Festival de Leituras Dramáticas Capixabas começa nesta quarta
> Dia da Consciência Negra: escola realiza oficina de trança afro
> Inscrições abertas para oficinas de vídeo e roteiro em Anchieta
> João Coser quer Santa Jazz no calendário de eventos do Estado
> Prefeitura de Anchieta decreta tombamento da Casa da Cultura
> Sexta (15) é dia dos Passos dos Quilombolas até São Mateus
> Projeto Banda na Escola fará concerto na Estação Leopoldina
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET