SAÚDE

Cirurgias vasculares e acesso à oftalmologia na região sul

Governador Renato Casagrande e o prefeito Theodorico Ferraço inauguraram a serviço Saúde Fácil.

Em 05/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

O serviço Saúde Fácil permitirá a realização de consultas especializadas, exames com doppler venoso e arterial, tratamentos terapêuticos, cirurgias de varizes e até a remoção de coágulos, tudo isso sem precisar se deslocar para outros centros.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Na quarta-feira (4), o governador Renato Casagrande esteve em Cachoeiro de Itapemirim, para inaugurar, ao lado do prefeito Theodorico Ferraço, a nova unidade do serviço Saúde Fácil, no bairro Independência. A estrutura oferece uma linha completa de atenção em angiologia e cirurgia vascular não estética, com atendimentos voltados à população dos 26 municípios da região sul capixaba.

O novo serviço representa um marco na regionalização da saúde, permitindo que os pacientes realizem desde consultas especializadas, exames com doppler venoso e arterial, tratamentos terapêuticos, cirurgias de varizes e até a remoção de coágulos, tudo isso sem precisar se deslocar para outros centros.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou o pioneirismo de Cachoeiro na implantação do serviço e reforçou o compromisso com a descentralização da saúde.

“Cachoeiro está sendo pioneira na oferta de serviços que, até pouco tempo, só estavam disponíveis em outras regiões. O que estamos entregando aqui é mais do que uma unidade, é dignidade, é acesso à saúde com qualidade e perto de casa. A população do Sul do Estado merece isso.”

O investimento anual previsto para o novo serviço é de R$ 6,67 milhões. A estimativa é de uma média mensal de 1.120 atendimentos na Região Sul, sendo 430 consultas em angiologia adulto, 390 em cirurgia vascular adulto e 300 procedimentos de tratamento esclerosante não estético de varizes dos membros inferiores (unilateral).


dos serviços vasculares, a nova unidade também amplia a oferta de oftalmologia especializada. Foto: Hélio Filho/Divulgação/Governo do Espírito Santo

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, os procedimentos que, até então, eram escassos na rede pública e que agora passam a ser realizados perto de casa. 

“Estamos promovendo uma verdadeira transformação no acesso à saúde vascular na Região Sul. São procedimentos que, até então, eram escassos na rede pública e que agora passam a ser realizados perto de casa. Isso significa mais cuidado, mais dignidade e menos deslocamento para quem precisa.”

O prefeito Theodorico Ferraço fez um discurso emocionado, reconhecendo a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado no município.

“O governador Casagrande pode ser considerado pai e mãe de Cachoeiro pelos investimentos que tem feito em todas as áreas. Esta entrega é mais uma prova do seu compromisso com a nossa cidade. Esperamos que essa parceria continue firme, trazendo ainda mais melhorias para nossa população. Quem ganha com isso é o povo.”

A secretária municipal de Saúde, Renata Fiorio, também celebrou a chegada do serviço e agradeceu a parceria entre os governos municipal e estadual.

“Essa unidade vai evitar o deslocamento de centenas de pacientes que, até então, precisavam sair de Cachoeiro para conseguir atendimento especializado. É uma conquista que vai transformar a realidade de quem mais precisa. Agradecemos ao governador e ao prefeito por essa importante entrega.”

Além dos serviços vasculares, a nova unidade também amplia a oferta de oftalmologia especializada, com consultas e exames de alta complexidade, reforçando o compromisso com um atendimento mais humanizado, ágil e acessível.

Com a implantação do Saúde Fácil em Cachoeiro, o município dá mais um passo importante na regionalização do atendimento e na valorização da saúde pública como um direito fundamental de todos.

Leia também:

Saúde orienta gestantes quanto aos cuidados odontológicos
Raiva mata: Serra amplia vacinação nas unidades de saúde
Arraiá da Saúde terá quase 100 mil atendimentos em Vitória
Prefeitura de Cachoeiro continua com vacinação nas escolas
Vitória abre 6 mil vagas para vacinação com agendamento
Anvisa determina apreensão de lotes de medicamentos
Brasil reduz transmissão do HIV vertical e pede certificado
Carro Rosa será utilizado para pacientes realizarem preventivo

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET