POLICIA
CISI contribui para redução de homicídios em Aracruz
Segundo a PC, esta é a maior sequência consecutiva de meses sem registro de homicídio.
Em 30/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O município conta ainda com mais 57 dispositivos que fazem o monitoramento de vias públicas, identificando todos os tipos de veículos, especialmente aqueles que possuem restrições.
Desde que a Prefeitura de Aracruz implantou o sistema da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) para monitorar os principais pontos da cidade, a redução nos números de violência tem sido significativa. Prova disso são os dados disponibilizados pela Polícia Civil que apontam que o município não registra casos de homicídios há quatro meses.
O último aconteceu em 29 de maio, quando um homem cometeu duplo homicídio na localidade de Rio Preto. De acordo com os dados da Polícia Civil, esta é a maior sequência consecutiva de meses sem registro de homicídio. A sequência anterior era de janeiro a março de 1997
Casos como esses têm sido solucionados com a ajuda das 60 câmeras de videomonitoramento com tecnologia de 360º, instaladas em pontos estratégicos e que inibem ações de violência. O município conta ainda com mais 57 dispositivos que fazem o monitoramento de vias públicas, identificando todos os tipos de veículos, especialmente aqueles que possuem restrições. O sistema da CISI foi implantado no início de maio deste ano.
“São quatro meses sem registo de homicídio consumado. Trata-se de um dos maiores períodos da história de Aracruz sem esse tipo de ocorrência. Esse resultado reflete um trabalho árduo das forças de segurança do município (PCES e PMES), as quais atualmente contam com eficientes ferramentas disponibilizadas pela prefeitura por meio da CISI”, destacou André Jaretta, titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz.
O delegado ainda destacou que as ferramentas da CISI desempenham papel de extrema relevância no combate ao crime.
“Ao mesmo tempo que incide na prevenção da prática de delitos, as câmeras nos fornecem informações para identificar, localizar e prender criminosos. Desta forma, conseguimos proporcionar maior tranquilidade e segurança aos munícipes, assim como adquirimos alta incidência na resolução de crimes para a futura penalização dos autores, reduzindo paulatinamente os índices de criminalidade”, pontuou.
Marcus Coelho, secretário de Administração e Recursos Humanos de Aracruz (Semad), falou dos investimentos em tecnologia.
“Desde que implantamos a CISI, nossa cidade tem ficado mais segura. São mais de 100 dias sem registrar um homicídio, além dos casos de furtos, roubos e vandalismo que tem reduzido. É um investimento que vai além de equipamentos e tecnologia, ele reflete na vida do cidadão que tem mais segurança e qualidade de vida”, disse. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)
Leia também:
> Guarda Municipal de Viana recupera mais 1 veículo roubado
> Viana apreende 29 animais silvestres mantidos em cativeiro
> Guarda Civil de Vitória recupera moto com restrição de furto
> GCM de Vitória recupera caminhão com restrição de roubo
> PF deflagra uma ação de combate ao tráfico de cocaína
> PMV: Guarda realiza esquema de segurança durante o Vital
> PF investiga fraude que causou prejuízo de R$ 40 mi à Caixa
> ROMU: suspeito preso com arma, munições, dinheiro e droga
> Argentina: Brasileiro tenta atirar em Cristina Kirchner e é preso
> Linhares: PRF promove capacitação para agentes de trânsito
TAGS: CISI | ARACRUZ | HOMICÍDIO | POLÍCIA CIVIL | VIDEOMONITORAMENTO