Em 09/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Citroën divulgou nesta quarta-feira (8) o conceito do Aircross que será exibido no Salão de Xangai, no fim do mês. De cara se vê muitas semelhanças com o Cactus, criado a partir do C4, como linhas arredondadas, grandes detalhes emborrachados, os faróis como filetes, aplicados ainda no C4 Picasso, e o interior moderno, com painéis em forma de tela desta vez de 12 polegadas.
A central pode ser retirada e passada entre os ocupantes, como um tablet. Ela também pode ser controlada por gestos, que são lidos por um sensor no painel.
Só não foi replicada a ideia de assento único na frente: o conceito possui um console dividindo o banco do motorista e o do passageiro. Mas a marca diz querer estimular a interação entre as pessoas: "Cada banco tem alto-falantes e microfones, para encorajar o diálogo entre os passageiros", informa o comunicado. "Cada um pode escolher com quem quer falar, respeitando o relaxamento dos demais."
Câmera de foto
Com o slogan "convite a viajar", o conceito do Aircross tem ainda webcams nas laterais, do lado de fora, para registrar fotos do trajeto que são exibidas na tela interna e podem ser compartilhadas em redes sociais.
No exterior, como é comum aos conceitos, há detalhes mais exagerados: cromados junto aos para-lamas frontais e emoldurando os vidros laterais. Não necessariamente eles serão usados nas versões de produção.
Híbrido
A propulsão é híbrida plug-in, ou seja, com motor elétrico (de 95 cv), cuja bateria pode ser recarregada em tomada comum, e um motor a combustão, o 1.6 THP de 218 cavalos. O carro pode rodar até 50 km apenas no modo elétrico.
Aircross lá e aqui
A Citroën usa a nomenclatura Aircross para carros diferentes. No Brasil, o Aircross é feito sobre a plataforma do C3 Picasso. Na Europa, a marca vende o C4 Aircross, que é maior e tem menos pegada "aventureira".
As medidas do conceito Aircross apontam que ele tem tamanho semelhante ao C4 Grand Picasso, que não é vendido no Brasil e é maior que o C4 Aircross, o C4 Cactus e o Aircross brasileiros. São 4,58 m de comprimento, 2,80 m de entre-eixos, 2,10 m de largura e 1,73 m de altura. O Grand Picasso tem 4,59 m de comprimento , 2,84 m de entre-eixos, 1,97 m de largura e 1,63 m de altura. Ou seja, o conceito do Aircross é mais largo e mais alto, além de ter mais distância entre-eixos.
Fonte:AutoEsporte