ESPORTE CAPIXABA

Clube AEST se destaca na formação de atletas olímpicos

É a formação de atletas de alto rendimento para o esporte olímpico.

Em 05/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 200 jovens atletas têm tido a oportunidade de participar de uma iniciativa inovadora no Estado: a formação de atletas de alto rendimento para o esporte olímpico e paraolímpico. Eles são integrantes do projeto “Clube AEST Formando Atletas Olímpicos e Paraolímpicos”, implementado a partir da aprovação do edital nº 06/2016 junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com recursos da Nova Lei Pelé.

Em 2017 foram contemplados 231 atletas participando das modalidades voleibol, natação e tênis olímpico e paraolímpico, sendo que os treinamentos foram ministrados na Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (Aest), em Manguinhos, por equipe técnica/multidisciplinar. A expectativa é beneficiar 256 atletas em 2018.

Os resultados registrados têm sido animadores. Desde 2017, quando o projeto completou seu primeiro ano, os atletas vêm participando de eventos por toda a Grande Vitória, já tendo conquistado quase 400 medalhas em disputas de natação e muitas posições nos rankings do tênis e do voleibol capixaba.

Para o Paulo Eduardo Rodrigues, gerente de Esportes da Aest, esse projeto reafirma o importante papel que os clubes têm desempenhado na formação de atletas no cenário esportivo nacional. “Também estimula o aumento do número de atletas melhores preparados técnica, tática e fisicamente com o intuito de viabilizar a participação em competições”, comenta.

Alguns jovens atletas participantes do projeto (personagens):

Nome do atleta: Iago José Zucoloto Conceição

Idade: 16 anos

Modalidade: Natação

Moradia: Itaquari – Cariacica

Breve história: iniciou treinamento há três anos na categoria Juvenil e atualmente está na categoria júnior 1.

Resultados positivos em competições: segundo lugar na prova 200 metros medley e seu melhor tempo nos 100 metros crawl, na última competição FAC do ano passado.

Nome do atleta: Breno Sales Gregório

Idade: 16 anos

Modalidade: Tênis em cadeira de rodas - Paralímpico

Moradia - Jacaraípe – Serra

Breve história: começou os treinos na AEST em novembro de 2017.         

Resultados positivos em competições: primeiro lugar no Campeonato Aest Open em 2017 e duas medalhas de prata no Campeonato Interclubes, em São Paulo.

Nome do atleta: Stela Borges Baptista

Idade: 16 anos

Modalidade: Voleibol

Moradia: Morada de Laranjeiras - Serra

Breve história: iniciou na modalidade de voleibol na categoria pré-mirim na Aest evoluindo, desenvolvendo e crescendo tecnicamente, e se destacando na equipe até chegar à categoria juvenil, onde está hoje.

Resultados positivos em competições: destaque (maior pontuadora) da equipe no campeonato realizado em Domingos Martins, em 2017, e participação em diversos campeonatos obtendo resultados positivos na categoria infantil (incluindo 1º lugar).

Foto: Divulgação Agência Brasil