CIDADE

Câmara de Serra aprova criação do Fundo Municipal da Cultura

A Lei Aldir Blanc foi sancionada recentemente e Serra receber R$ 3,2 milhões.

Em 12/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Segundo secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur),  Alessandre Motta, o fundo vai facilitar o recebimento do auxílio emergencial cultural

Foi aprovado com unanimidade na última quarta-feira (8), na Câmara dos Vereadores, o projeto de Lei da Prefeitura de Serra para a criação do Fundo Municipal de Cultura.

A medida tem como objetivo dar celeridade no recebimento da verba cultural emergencial na modalidade fundo a fundo. A Lei Aldir Blanc foi sancionada recentemente e a previsão é de que o município de Serra receba R$ 3,2 milhões, maior verba destinada aos municípios do Espírito Santo. O recurso será distribuído entre auxílio para os artistas, auxílio para espaços de cultura e editais. 

Além disso, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) tem promovido webconferências com a classe artística e os fomentadores de cultura para discutir a regularização do fundo e a criação de regras para a distribuição do auxílio. 

De acordo com o secretário da pasta, Alessandre Motta, várias instituições que possuem artistas em seu rol estão sendo envolvidas.

“Já estamos em contato com grupo de artesãos, economia solidária, conselhos de Cultura, da Juventude e do Negro, para mobilizar os artistas serranos”, comenta. 

Além disso, a Setur está atualizando o cadastro dos artistas e orientando aqueles que ainda não são cadastrados para se juntarem ao grupo. 

Artistas que tiverem interesse em se cadastrar no registro do município devem acessar o portal cadastrodeartistas.serra.es.gov.br. Quem tiver alguma dificuldade ou dúvida pode entrar em contato com a Setur pelo telefone 3291-2329. (Com informações da Prefeitura de Serra)