EDUCAÇÃO

Cmei de Vitoria utiliza brincadeiras e interações para ensinar

O encontro vai contar com apresentações musicais das turmas do grupo 2 ao grupo 6.

Em 23/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Como já disse o poeta Carlos Drummond de Andrade, brincar com uma criança nunca é perder tempo, mas sim ganhá-lo. E foi com essa ideia que surgiu o projeto "Sim salabim, brincando eu aprendo sim", sistematizado pela pedagoga Silvia Santos Teixeira no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, no bairro do Moscoso.

Nesta sexta-feira (25), acontece a festa cultural do projeto, com a participação de estudantes, seus familiares e funcionários da unidade de ensino, pela manhã, a partir das 9 horas, e à tarde, às 15 horas. O encontro vai contar com apresentações musicais das turmas do grupo 2 ao grupo 6.

Voltado para os 320 alunos da unidade - de 0 a 6 anos -, nos turnos matutino e vespertino, o projeto "Sim Salabim", iniciado em maio deste ano, utiliza brincadeiras e interações no processo de aprendizagem, considerando a criança como sujeito histórico e de direitos e que, nas relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva.

Atividades

Entre as atividades, estão participação em jogos em que são trabalhadas regras em grupo; confecção de brinquedos de todos os tempos com sucatas; oficinas que contribuam para o desenvolvimento integral do estudante; oficinas com a família; registro de formas diferentes de brincar; e produção de trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

Envolvimento

Os principais objetivos, segundo a pedagoga Silvia Santos Teixeira, são favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão, possibilitar a convivência e a interação entre os estudantes, bem como entre eles e os adultos, e criar um ambiente cheio de oportunidades que favoreçam o descobrir, o experimentar e o brincar.

Todos os professores da escola, assim como a equipe gestora, assistentes de Educação Infantil, estagiários e merendeiras estão envolvidos na iniciativa.

"A brincadeira faz parte da vida da criança e, por meio dela, a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia. O brincar, o lúdico e o faz de conta são primordiais na infância. Brincar traduz a forma como a criança interpreta e assimila o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas", destaca Silvia.