CIDADE
Cobrança indevida em contas lidera queixas no Procon Serra
Tarifas de energia elétrica foram as que mais geraram insatisfação dos consumidores.
Em 15/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
​Serviços essenciais à população são os que mais geraram reclamações no Procon Serra de janeiro a julho deste ano. Foram 2.530 registros ou 36,75% das 6.884 queixas. Os consumidores reclamaram, principalmente, das cobranças indevidas ou abusivas nas tarifas de energia elétrica e de água e esgoto.
Em seguida, aparece o setor de assuntos financeiros, com 2.490 registros ou 36,29% dos atendimentos. Muitas das queixas são referentes a cobrança abusiva de juros por financeiras, operadoras de cartão de crédito e bancos. Esse tipo de cobrança foi a que mais gerou reclamações fundamentadas no Procon. Isso significa que depois da tentativa de conciliação no órgão de defesa, os consumidores entraram na justiça para solucionar o problema. De janeiro a julho, foram 120 reclamações fundamentadas.
A diretora do Procon Serra, Nívia Passos, acredita que o aumento das reclamações fundamentadas no setor financeiro é devido à crise financeira. Para ela, os consumidores estão recorrendo mais vezes a empréstimos para pagar contas do dia a dia, como água e energia, e só depois percebem que não conseguem arcar com os pagamentos por causa dos juros.
“Atualmente, a maior preocupação dos consumidores é com as contas de casa. Como muitos não conseguem pagar, acabam recorrendo aos empréstimos para quitar esses débitos e se endividam ainda mais por causa dos juros”, disse.
Em terceiro lugar no ranking de atendimentos do Procon está o setor de produtos, com 1.163 atendimentos ou 25,29% do total. Entre os principais problemas que os clientes enfrentam estão entrega fora do prazo de produtos adquiridos pela internet e dificuldade para devolver mercadorias com defeito nas compras on-line.
O ranking do Procon registrou reclamações nas seguintes áreas: alimentos, assuntos financeiros, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados.
O consumidor pode registrar reclamações no Procon Serra de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O endereço é Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe. Os telefones são 3252-7243 e7242.
LEIA TAMBÉM
Conselheiros de escola passam por treinamento em Serra
Começou a série de palestras para conselheiros escolares de Serra, com o objetivo de capacitá-los para realização de uma gestão democrática. Os encontros vão seguir até o dia 13 de novembro e estão abertos para todos os 2.652 conselheiros de escola da rede municipal de ensino.
Foto: Divulgação - Secom/PMS
O treinamento será feito pela equipe de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Sedu) e por representantes do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes), da Ufes, que emitirá certificado para os participantes.
Gelson Junquilho, secretário de Educação, destaca que a Sedu tem investido na capacitação de seus profissionais para qualificá-los, cada vez mais, para proporcionar mais qualidade no ensino público. “Todas as etapas do processo de ensino são importantes e precisam de atenção, desde as ações administrativas até as desenvolvidas dentro da sala de aula. Acredito que qualificar também o trabalho dos Conselheiros de Escola é investir na gestão democrática e proporcionar ainda mais qualidade nos processos de decisão dentro das escolas e CMEIs”.
Formação
O conselho é formado por diretores escolares, representantes do magistério, servidores públicos, pais de alunos, alunos e comunidade.
De acordo com a gerente de formação, Joana Darc Batista, a capacitação vai acontecer em nove regiões diferentes de Serra: Planalto Serrano, Serra-Sede, Civit, Laranjeiras, Carapina, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe e Cidade Continental.
“São ofertados quatro encontros formativos em cada região, além da cerimônia de certificação para todos os conselheiros. Será um encontro por mês em cada região, de agosto a novembro. Cada região definiu seu horário, entre matutino, vespertino e noturno (confira tabela anexa)”, disse.
Joana conta que será abordado durante o treinamento: estrutura e funcionamento do conselho de escola, atribuições dos conselheiros, e instituições democráticas. O curso terá carga horária de 24 horas, sendo 12 horas presenciais e 12 horas não presenciais.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL