TEMAS GERAIS

Código de segurança da CNH existe para evitar fraudes

A atualização da CNH, tem trazido duvidas entre os usuários na hora de gerar o digital.

Em 03/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Andressa Pufal/JC

O código de segurança garante a originalidade do documento, evitando assim fraudes da CNH.

A CNH, Carteira Nacional de Habilitação, mudou e está com um layout mais moderno e seguro, de modo a evitar fraudes e aumentar sua comunalidade com dispositivos eletrônicos de verificação e fiscalização.

Para haver essa integração do documento impresso com sua versão digital, existe um código de segurança na CNH, que possibilita consultar suas informações remotamente, por meio de um aplicativo dedicado na internet.

Esse código de segurança é o QR Code, que fica no verso do documento, sobre o painel timbrado, que permite ser identificado e lido por qualquer dispositivo digital com a tecnologia, mesmo câmeras de smartphones.

Originalmente o código de segurança da CNH seria uma forma da fiscalização de trânsito obter informações rápidas sobre a condição do motorista na abordagem.

O código de segurança também garante a originalidade do documento, evitando assim fraudes da CNH, com sua apresentação sendo feita por números antes de maio de 2017 e por QR Code após essa data.

Hoje, toda CNH emitida possui o código de segurança na forma de QR Code, pois, isso também permite que se possa autenticar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação se houver troca de aparelho móvel, por exemplo.

Essa é apenas uma das opções que o condutor pode escolher para fazer a mudança para o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, a CDT, hoje muita usada por condutores que assim evitam o transporte da documentação do motorista e também do veículo.

Dessa forma, o condutor pode ter acesso também à consulta de multas, pontuação da CNH e também alerta de recall, entre outros serviços da CDT.

Então, para ter acesso ao código de segurança da CNH, basta abrir o documento, que fica dobrado e protegido em uma capinha plástica transparente que, aliás, é enviada com o documento pelos Correios.

No verso da CNH aberta, exatamente atrás da foto digitalizada do condutor, fica o referido código de segurança na forma de QR Code.

Imagem da parte de trás de uma CNH, com o código de segurança
Foto: Reprodução/Kris Gaiato

Já na parte inferior da CNH (modelo antigo, na foto acima) aberta, logo abaixo da data da emissão do documento, fica o código de segurança em sua forma numérica, caso haja alguma rasura do QR Code.

Na versão recente da CNH, o código de segurança numérico fica abaixo da assinatura do emissor.


Divulgação/Ministério da Infraestrutura/Conselho Nacional de Trânsito

(Por Ricardo de Oliveira, de Notícias Automotivas)

Leia também:

Anatel amplia uso de bloqueadores de celular e internet
Alemanha autoriza envio de tanques Leopard para Ucrânia
Busca por autenticidade coloca aplicativos de paquera em xeque
Morre a jornalista Glória Maria, nesta quinta-feira (2) no RJ
Retirada de garimpeiros ilegais da TI Yanomami é prioridade
Uber suspende serviço de moto na cidade de São Paulo
Mercado da tecnologia continua aquecido, apesar das demissões
Aneel mantém bandeira tarifária verde para mês de fevereiro
Jogo entre Vasco e Volta Redonda terá ônibus de reserva
Ibiraçu vira campo de filmagem para um documentário
Relatos de cegueira levam Anvisa a proibir venda de pomadas

TAGS:
DUVIDAS | ATUALIZAÇÃO | CODIGO DE SEGURANÇA | CNH | DISPOSITIVO ELETRONICO