MEIO AMBIENTE

Coleta seletiva é tema de Semana do Meio Ambiente em Viana(ES).

Haverá palestra com catadores e gincana com alunos.

Em 27/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Empenhada em cada vez mais deixar a cidade limpa e, principalmente, com a destinação correta dos resíduos sólidos recolhidos no município, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, vai abordar o tema ‘Coleta seletiva e seus benefícios para o meio ambiente’ durante a semana que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Além de palestra e gincana com estudantes, de 1º a 3 de junho, a programação conta com a posse simbólica da Associação de Catadores do município e a entrega do galpão de resíduos sólidos, da prensa e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os associados. (Veja programação detalhada abaixo)

“A busca por soluções na área de resíduos reflete a demanda da sociedade que pressiona por mudanças motivadas pelos elevados custos socioeconômicos e ambientais. Se manejados adequadamente, os resíduos sólidos adquirem valor comercial e podem ser utilizados em forma de novas matérias primas ou novos insumos. Nesse âmbito, insere-se a participação da Associação de Catadores, que é pautada com base na economia social solidária em que os meios de produção e, também, a renda gerada pelo processo são distribuídas entre os catadores”, comentou o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Viana, Henrique Casamata.

De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente Giselle Cypreste Guimarães, a proposta da Semana do Meio Ambiente este ano é para incitar a sensibilização quanto à responsabilidade individual e coletiva na sistemática da coleta seletiva. “Nosso objetivo é fomentar o sistema de gestão dos resíduos sólidos no município de Viana, por meio de ações voltadas à sensibilização e inserção da população, dos servidores da prefeitura e da Associação de Catadores no gerenciamento adequado de materiais recicláveis, utilizando ferramentas de educação ambiental e, consequentemente, viabilizando a implantação da coleta seletiva”, explicou.

Geração de renda

Os principais objetivos das Associações de Catadores são de gerar trabalho, renda e melhores condições de vida a uma parcela da população excluída, seguido pelas questões relacionadas à gestão dos resíduos sólidos e de preservação do meio ambiente. Por isso, essas organizações vêm se expandindo rapidamente, podendo se tornar um negócio de futuro.

Além disso, a separação diferenciada e a reciclagem de resíduos sólidos são as duas atividades mais trabalhadas em programas de educação ambiental e envolve cidadãos das mais diversas faixas etárias, condições sociais, localização e profissões. “Diante do desafio de incitar a sensibilização da responsabilidade individual e coletiva no manejo dos resíduos, a Prefeitura de Viana, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, e com apoio da Secretaria de Assistência Social, Renda e Cidadania (SEMARC), desenvolveu o presente projeto da Semana do Meio Ambiente, com a temática da coleta seletiva”, contou a subsecretária Giselle.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

No contexto da conservação ambiental e do saneamento básico, destaca-se a temática dos resíduos sólidos. A partir de agosto de 2010, baseado no conceito de responsabilidade compartilhada, a sociedade como um todo – cidadãos, governos, setor privado e sociedade civil organizada – passou a ser responsável pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Agora, o cidadão é responsável não somente pela disposição correta dos resíduos que gera, mas, também, é importante que repense e reveja o seu papel como consumidor; o setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva e pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, sempre que possível; os governos federal, estaduais e municipais são responsáveis pela elaboração e implementação dos planos de gestão de resíduos sólidos, assim como dos demais instrumentos previstos na Lei Federal n° 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Data: 01/06/2015 (segunda-feira)
Abertura do Evento
Horário: 13h30 às 16 horas;
Local: Casa do Cidadão;
Atividades Programadas: Posse Simbólica da Associação de Catadores; Treinamento para os Catadores, ministrado pelo SINDIMICRO; Palestra sobre “Coleta Seletiva na Prefeitura de Viana”, ministrado pelos técnicos da SEMDES.
Formalização da Entrega dos Materiais/Equipamentos e do Galpão de Resíduos Sólidos para a Associação de Catadores

Data: 02/06/2015 (terça-feira)
Horário: 09h às 11 horas;
Local: Galpão de Resíduos Sólidos;
Público Alvo: Associação de Catadores.
Atividades Programadas: Apresentação do Galpão de Resíduos Sólidos; Formalização da doação da Prensa de Resíduos e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a Associação de Catadores.

Data: 03/06/2015 (quarta-feira)
Palestra de Sensibilização sobre Coleta Seletiva
Horário: 09h30 às 11h20 / 15h30 às 17h20;
Local: Escola Municipal Araçatiba;
Atividades Programadas: Palestra e Gincana sobre “Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva”.

Fonte: Secom Viana