CIDADE

Com 12,1º C, São Paulo repete marca de madrugada mais fria do ano.

Chegada do inverno faz termômetros caírem à noite, diz Inmet.

Em 25/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

São Paulo repetiu a marca da madrugada mais fria do ano nesta quinta-feira (25), segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O termômetro oficial, no Mirante de Santana, Zona Norte, marcou 12,1 º C, o mesmo que havia sido registrado no dia 16 deste mês.

Na primeira semana do inverno, que começou na tarde de domingo (21), o paulistano enfrenta a variação de temperatura típica da estação. "É um clássico: faz frio de madrugada e a temperatura fica mais amena durante a tarde", explica o meteorologista Marcelo Schneider.

O sol deve voltar a aparecer entre nuvens nesta quinta, e os termômetros podem chegar a 19ª C, segundo o Inmet. A dinâmica se mantém até o fim de semana, com madrugadas cada vez mais frias e tardes com temperatura crescente. "Devemos seguir o degrau típico de elevação de um grau por dia durante o dia", diz Schneider.

A queda de temperatura durante as madrugadas, segundo Schneider, é causada pela ausência de nuvens, que funcionam como um cobertor térmico. "Sem nuvens, o calor acumulado durante o dia se dissipa na atmosfera."

Fonte: G1