EDUCAÇÃO

Com premiação: já está no ar a olimpíada virtual de Matemática

Está no ar a Olimpíada Serra Educa Mais - 1ª Olimpíada de Matemática e Língua Portuguesa.

Em 30/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Dayana Souza/Divulgação/Prefeitura da Serra

O objetivo é estimular o estudo de Matemática e Língua Portuguesa de forma lúdica e gamificada, explorando metodologias inovadoras dentro e fora do ambiente escolar.

Estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal da Serra têm a oportunidade de aprender brincando, concorrer a prêmios e se preparar para as avaliações externas como as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Já está no ar a Olimpíada Serra Educa Mais - 1ª Olimpíada Municipal de Matemática e Língua Portuguesa. A ação é uma parceria com a empresa Jovens Gênios e vai até o dia 19 de outubro.

O objetivo é estimular o estudo de Matemática e Língua Portuguesa de forma lúdica e gamificada, explorando metodologias inovadoras dentro e fora do ambiente escolar. As questões seguem os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são compatíveis com os respectivos níveis dos estudantes. A competição será realizada através do site www.serraeducamais.jovensgenios.com, onde cada aluno terá login e senha individuais fornecidos pela escola para participar dos desafios online com pontuação cumulativa.

A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou que a olimpíada é uma ação inovadora e muito importante para rede.

“Essa iniciativa une duas propostas muito interessantes: aprender de forma lúdica, por meio da gamificação, e, ao mesmo tempo fortalecer a preparação para avaliações externas tão importantes como o Saeb e o Paebes. É uma forma de mostrar que estudar pode ser prazeroso e desafiador, estimulando o protagonismo dos nossos estudantes e valorizando o trabalho dos professores e das escolas.”

Premiação

A olimpíada vai premiar estudantes, professores e escolas que obtiverem os melhores desempenhos. Entre os prêmios para alunos estão tablets para os primeiros colocados gerais, smartwatch para o segundo lugar e headphones para o terceiro. Os professores mais engajados também concorrem a tablets, Kindles e Alexas, enquanto as três escolas com maior participação receberão placas de reconhecimento.

As unidades de ensino organizarão o uso dos chromebooks e dedicarão preferencialmente uma aula semanal de cada disciplina para a plataforma, mas os estudantes também poderão participar fora do horário escolar. A divulgação dos premiados acontecerá até 28 de novembro e a cerimônia de premiação será realizada em 10 de dezembro na sede da Secretaria de Educação. (Secom/PMS)

Leia também:

Educação abre inscrições de curso de Libras para servidores
"Brasil será soberano pela educação", diz Lula na corrida MEC
Educadores do DF visitam escolas privadas do Espírito Santo
Viana alcança 91% de alunos leitores na avaliação de Fluência
Enem: curso preparatório gratuito é oferecido em Cariacica
Serra prorroga inscrições para pós-graduação gratuita  

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET