SAÚDE

Começa campanha de vacinação contra HPV nas escolas de Vitória/ES.

Ação vai acontecer durante todo o mês de abril em alunas de 9 a 13 anos.

Em 05/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Começa nesta terça-feira (5) a vacinação contra o HPV nas escolas particulares e públicas de Vitória, em meninas de 9 a 13 anos. A ação vai acontecer durante todo o mês de abril e os responsáveis pelas alunas devem autorizar a imunização contra o vírus, que pode causar o câncer do colo do útero.

“Nessa faixa etária, presume-se que ela não iniciou ainda sua vida sexual e a proteção do vírus começa a partir daí. E é uma idade também que há uma resposta melhor da produção de anticorpos contra o HPV”, explicou o médico ginecologista Adenilton Cruzeiro, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Vitória.

Estratégia
A vacinação para o HPV nas escolas públicas e privadas é uma estratégia da Semus para melhorar a cobertura de vacinação que previne contra o câncer de colo de útero.

Em 2015, foram ministradas a primeira e segunda doses da vacina em meninas de 10 a 13 anos de idade. Este ano, a faixa etária foi ampliada, contemplando a partir de 9 anos e mantendo o limite até 13 anos.

Segundo Rubia, Bonella, o câncer de colo de útero é atualmente a segunda principal causa de morte por neoplasias, seguido pelo câncer de mama, entre mulheres no Brasil. Além disso, registra alta mortalidade e faz por ano 5.430 vítimas fatais.

Prevenção
Para a prevenção do câncer de colo de útero, a vacina contra o HPV na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar. A realização do exame preventivo na faixa etária entre 25 a 64 anos, o Papanicolau, deve ser realizado anualmente e o uso do preservativo nas relações sexuais são orientações para prevenção da doença.

Rubia ressaltou que a aplicação da vacina e os cuidados indicados refletirão na redução da incidência e da mortalidade do câncer do colo do útero.

Fonte: G1-ES