CIDADE
Começa instalação de bicicletários em prédios públicos do ES.
A aquisição e a instalação dos paraciclos custaram R$ 240 mil.
Em 06/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os primeiros locais contemplados para a instalação dos bicicletários ou paraciclos foram a Escadaria Bárbara Lindenberg, em frente ao Palácio Anchieta, e o Palácio Sônia Cabral (antiga sede da Assembléia Legislativa), no Centro de Vitória. A Secretaria Estadual dos Transportes e Obras Públicas iniciou, esta semana, a instalação dos equipamentos em 41 prédios de órgãos da administração Direta e Indireta do Governo do Estado, na Grande Vitória.
Os bicicletários estão sendo instalados nos estacionamentos ou nas calçadas dos prédios, para utilização pelos servidores e pelo público que utiliza os serviços prestados pelo Estado. Serão colocados 411 suportes, sendo que cada um tem capacidade para duas bicicletas, totalizando 822 vagas. A aquisição e a instalação dos paraciclos custaram R$ 240 mil.
Segundo a subsecretária de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, esse projeto faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que inclui, ainda, a implantação de novas ciclovias e sinalização dos trechos cicloviários existentes na Grande Vitória. “O objetivo é incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte para percursos curtos, considerando suas vantagens: ocupa pouco espaço nas vias, não polui, tem maior flexibilidade para evitar congestionamentos, além de melhorar a saúde física e mental”, explicou.
A segunda etapa do projeto prevê a modernização dos bicicletários e a ampliação do número de vagas nos Terminais do Transcol. Serão instalados mais 152 suportes, totalizando 304 vagas.
Fonte: SECOM-ES