EDUCAÇÃO
Começa o 10º Festival de Linguagens Integradas de Vitória
A abertura ocorreu na manhã desta terça-feira (17), no teatro do Centro Cultural Sesc Glória.
Em 17/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, disse que o Festival de Linguagens é um momento de integração da rede, reunindo unidades de ensino de diversos territórios.
Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Circo, dança, ginástica, música, teatro e muito mais! O Festival de Linguagens Integradas chega à sua 10ª edição com uma explosão de cores, sons e movimentos. O evento celebra a criatividade e o talento de mais de 3 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Vitória, desde os pequenos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) até os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef). A abertura do festival ocorreu na manhã desta terça-feira (17), no teatro do Centro Cultural Sesc Glória, localizado no Centro de Vitória.
>> Estudo alerta aumento de pós-graduação em medicina
Durante dois dias, as crianças brilharão em apresentações que vão das acrobacias do circo às notas encantadoras da música, passando pela expressividade da dança e do teatro. Na terça-feira (17), as performances irão encantar o público em três horários: das 8h30 às 10h30, das 14h30 às 16h30, e, para fechar com chave de ouro, das 19h30 às 21h30. Já na quinta-feira (19), a festa continua com apresentações das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.
O festival não é apenas um momento de celebração, mas também uma grande oportunidade de socialização e troca cultural. No palco, as crianças e estudantes darão vida a produções artísticas construídas ao longo do ano, mostrando tudo o que aprenderam nas diversas linguagens culturais que integram as práticas pedagógicas da rede. Cada performance é resultado de muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, da alegria de poder criar e compartilhar essas experiências com a comunidade escolar.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, disse que o Festival de Linguagens é um momento de integração da rede, reunindo unidades de ensino de diversos territórios.
"O Festival de Linguagens é um momento de integração da rede, reunindo unidades de ensino de diversos territórios. Levar os trabalhos das mais diversas práticas culturais desenvolvidas em salas de aula para o palco de um espaço cultural e compartilhar esse momento com as diferentes comunidades escolares é uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos."
Protagonismo
Os pequenos foram os verdadeiros protagonistas do Festival de Linguagens Integradas, proporcionando momentos únicos e inesquecíveis para todos os presentes. Com muita alegria e energia, Riquelme, do Cmei Rubens Duarte de Albuquerque, não escondia a empolgação antes de sua apresentação: "Vou fazer um super giro que tenho certeza que todos vão gostar. Estou muito feliz por estar aqui, nós treinamos muito para fazer tudo certinho e animar os colegas".
Na plateia, os familiares estavam atentos a cada movimento, celebrando com entusiasmo o desempenho das crianças. "É muito gratificante acompanhar um evento como esse, nos faz lembrar da nossa própria época de escola. Ver nossos filhos vivenciarem essas experiências é emocionante, e tenho certeza de que serão memórias que eles levarão para a vida toda", comentou Aline Rocha, mãe de Daphne, do grupo 6 do Cmei TI Carlos Alberto Martinelli de Souza.
Programação
Os primeiros dias do Festival de Linguagens Integradas são voltados para apresentações das crianças da educação infantil. O evento terá continuidade no dia 12 de novembro, em que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) irão se apresentar. Já os estudantes do ensino fundamental regular (1º ao 9º ano), se apresentarão no dia 5 de dezembro.
Terça-feira (17), manhã:
Cmei TI Prof. Carlos Alberto Martinelli De Souza
Título: "Amigos da Gurigica"
Cmei Maria Nazareth Menegueli
Título: "Parangolando na escola"
Cmei Dr. Pedro Feu Rosa
Título: "A magia do circo capixaba"
Cmei Maria Nazareth Menegueli
Título "Sons que se transformam em movimento"
Cmei TI Dr. Denizart Santos
Título "Vitória, Vitorinha, ancorei sua história na minha"
Cmei Rubens Duarte De Albuquerque
Título "Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende"
Cmei Anísio Spínola Teixeira
Título "Puxada de rede"
Cmei Padre Giovanni Bartesaghi
Título "Das cavernas à era digital"
Terça-feira (17), tarde:
Cmei Gilda Athayde Ramos
Título: "Salve a mãe natureza"
Cmei Geisla da Cruz Militão
Título: "Panela de barro"
Cmei TI Maria Nazareth Menegueli
Título: "Eu vim de lá pequenininho"
Cmei Rubens Duarte de Albuquerque
Título: "O fantástico mundo da infância e suas descobertas"
Cmei TI Jacy Alves Fraga
Título: "We will rock you, nós vamos sacudir você!"
Cmei Maria Nazareth Menegueli
Título: "Carimbó do mato"
Cmei Dr. Pedro Feu Rosa
Título: "Bem-te-vi"
Cmei Anísio Spínola Teixeira
Título: "Eu sou criança"
Sobre o Festival
O Festival de Linguagens Integradas da Secretaria de Educação (Seme) de Vitória valoriza as experiências curriculares de crianças, estudantes e professores da rede municipal de ensino como construção coletiva voltada para a exposição e a partilha dos conhecimentos produzidos por esses sujeitos nos diferentes espaços-tempo do cotidiano escolar por meio dos componentes curriculares.
A realização do Festival incentiva a construção de uma cultura de aproximação intencional das unidades de ensino com as comunidades, evidenciando as possibilidades formativas de uma educação estética e para o lazer, que visa à formação ética e de cidadania para intervenção no meio social de maneira autônoma e emancipada, valorizando os bens culturais construídos historicamente pela humanidade.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Estudo alerta aumento de pós-graduação em medicina
> Sedu anuncia países de destino do Programa de Intercâmbio
> Sejus amplia formação para marceneiros no sistema prisional
> Projeto cria cursos com abordagem prática de robótica
> Escola realiza rodas de conversa com psicóloga em Vila Velha
> Juventudes participam do 1º ciclo de cursos do EmpregaJUV
> Governo realiza formatura de dois mil alunos do Qualificar ES
> Rede Estadual de ensino terá mais 35 Escolas do Futuro
TAGS: FESTIVAL | ALERTA | LINGUAGENS | INTEGRADAS | VITÓRIA