ECONOMIA NACIONAL

Começam as inscrições para o Prêmio CNI de Economia.

Os interessados, de qualquer formação acadêmica, podem se inscrever até o dia 31 de agosto.

Em 02/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Prêmio CNI de Economia. Em 2015, serão premiados artigos de economia aplicada sobre Indústria Brasileira e Efeitos das Políticas Fiscal e Tributária sobre a Competitividade. Os interessados devem inscrever trabalhos inéditos, individuais ou em grupo, em português ou em inglês. Os candidatos podem ser de qualquer formação acadêmica. Veja o regulamento.

A premiação, criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem o objetivo de estimular a pesquisa econômica de alta qualidade sobre a indústria e temas relevantes para o crescimento do setor. A iniciativa também tem o apoio da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

O material será avaliado por uma banca composta por especialistas da ciência econômica, em geral professores e pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto na página do Prêmio na internet. O autor do melhor trabalho em cada categoria vai receber R$ 20 mil. O segundo colocado ganha R$ 10 mil. Até a sétima edição, realizada em 2014, foram inscritos 244 artigos.

CATEGORIAS

Na categoria Indústria Brasileira, podem ser apresentados trabalhos como, por exemplo, estudos de caso, estudos setoriais, comparações internacionais, regulação, política industrial, estrutura de mercado, estratégia da firma, produtividade, crescimento, comércio exterior, inovação e emprego industrial.

Já na categoria Efeitos das Políticas Fiscal e Tributária sobre a Competitividade, o material inscrito deve abordar estudos dos efeitos sobre a competitividade, a taxa de investimento e o crescimento do Brasil da carga tributária; cumulatividade dos tributos; tributação sobre o investimento e as exportações; complexidade do sistema tributário; gasto público; equilíbrio ou desequilíbrio fiscal; metas fiscais; orçamento do governo; investimento público e previdência social.

CNI