CIDADE
Comerciantes se mobilizam para não sair da Praça dos Namorados.
Projeto de lei quer mudar feira, na Praia do Canto, para a Praça do Papa.
Em 02/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Comerciantes e expositores da Feira de Artesanatos da Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória, se mobilizaram para não mudarem para a Praça do Papa. Um projeto de lei tramita na Câmara da capital para a mudança de espaço.
Embora os comerciantes não queiram sair do local, os moradores da Praia do Canto são favoráveis à mudança já que, segundo eles, a feira tomou grandes proporções e se transformou em um problema para o bairro.
Os comerciantes e expositores passaram o último final de semana recolhendo assinaturas em um abaixo-assinado que será entregue nesta terça-feira (2) na Câmara de Vereadores da capital, em uma reunião com o parlamentar que é autor do projeto de lei. Foram recolhidas mais de 600 assinaturas.
De acordo com o presidente da Associação dos Expositores da Praça dos Namorados, Anísio Francisco, de 47 anos, a maior revolta é que eles não foram ouvidos à respeito do assunto.
“Já existia um projeto de lei que foi votado como inconstitucional na Câmara, agora o Zezito Maio pediu para voltar com o projeto e ele foi colocado em pauta. Nos sentimos desrespeitados por não termos sido ouvidos”, disse.
A artesã Lucinéia Ferreira Araújo, de 51 anos, que trabalha na feira há 20 anos, está aflita. “A Praça dos Namorados é um lugar harmonioso, já virou um ponto turístico de Vitória. Estão querendo mudar a feira para a Praça do Papa com a alegação que lá tem um espaço maior, o espaço em que trabalhamos hoje nos atende bem”, conta.
Necessidade
O presidente da Associação de Moradores da Praia do Canto, César Saade, defende que a mudança é necessária.
“Quando essa feira foi concebida a cidade era outra, o número de veículos e a população eram menores. Nos moldes que a feira está hoje, ela está nos causando uma série de inconveniências”, afirma.
Saade disse que os principais motivos para apoiar a mudança é que aos finais de semana os moradores e os frequentadores da feira não conseguem estacionar, os moradores não conseguem aproveitar o espaço para fins de lazer e o aumento no número de pedintes, que veem na feira uma oportunidade de conseguir dinheiro.
Projeto deve ser votado em 20 dias
O vereador Zezito Maio (PMDB), autor do projeto de lei que prevê a mudança, afirmou que no máximo em 20 dias, o projeto será levado para votação.
“Já estava em pauta, mas eu pedi adiamento, pois alguns vereadores pediram um prazo para analisar”.
O vereador afirma que apresentou o projeto atendendo ao pedido dos moradores da Praia do Canto, que se queixam do trânsito, que fica tumultuado aos finais de semana.
“A minha intenção é atender aos anseios da cidade, o trânsito fica um caos aos finais de semana devido à feira. A finalidade da feira é servir ao povo, não aos comerciantes, eles devem se adequar ao novo local”.
Ainda de acordo com o vereador, se o projeto for aprovado, em um prazo de 180 dias, as atividades já serão transferidas para a Praça do Papa.
A Prefeitura de Vitória esclareceu, por meio de nota, que o projeto é de iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores e que aguarda a aprovação para posterior análise.
Fonte: G1-ES