MEIO AMBIENTE
Comissão estudará legislação vigente sobre visitação às ilhas em V.Velha/ES
A análise acontece devido ao grande interesse da população em conhecer estes espaços
Em 05/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ainda esta semana técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha e Associação Vila-Velhense de Proteção Ambiental (Avidepa), junto com técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e Polícia Militar Ambiental, reúnem-se para avaliar a necessidade ou não de adequação da Resolução Nº 011 2005 que estabelece normas de uso das ilhas costeiras especialmente protegidas ou que constituem sítios reprodutivos de aves no litoral do Espírito Santo. Paralelo a isto uma comissão de pescadores da Colônia de Pesca Z2 (Itapuã), junto com a Prefeitura de Vila Velha e Capitania dos Portos, trabalha a questão de regularização do transporte.
“Estes foram os principais encaminhamentos da segunda reunião que tivemos sobre as ilhas nesta segunda-feira (04)”, frisou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Jader Mutzig, deixando claro que o principal objetivo é garantir a preservação do meio ambiente e a segurança daqueles que visitam este espaço.
A reunião foi convocada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha e contou com a presença dos pescadores da Colônia Z2 de Itapuã, Polícia Militar Ambiental, Capitania dos Portos e Associação Vila-Velhense de Proteção Ambiental (Avidepa).
Regras - A ilhas são Zonas de Especial Interesse Ambiental (Zeias) como determina o Plano Diretor Urbano do município e por isto há regras a serem cumpridas tanto pela Resolução CONSEMA como também pela legislação ambiental vigente, explica o Tenente Ravani da Polícia Militar Ambinetal. “
As regras estão postas e estas devem ser cumpridas”.
De acordo com a Resolução CONSEMA Nº 011 de 2005 o desembarque fora dos períodos de proibição nas ilhas deve seguir as seguintes orientações:
- Não fazer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente;
- Não cortar, nem danificar por outras formas a vegetação;
- Não acampar;
- Não deixar lixo ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente (lixo);
- Não introduzir plantas e animais exóticos;
- Não levar animais domésticos;
- Não perturbar a fauna residente ou migratória.
Fonte:PMVV