POLÍTICA NACIONAL

Comissão aprova projeto que destina recursos do DPVAT para creches

A proposta da senadora Rose de Freitas (PODE-ES).

Em 04/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou nesta terça-feira (4) proposta da senadora Rose de Freitas (PODE-ES) que prevê a redistribuição de recursos do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais (DPVAT).

O PL 1418/2019 estabelece que 7% do DPVAT sejam repassados ao Ministério da Educação para a construção de creches; e 10% direcionados a entidades gestoras de regimes próprios de previdência social nos estados e municípios.

O projeto altera a distribuição de 50% do fundo. Os 33% restantes são usados para atender vítimas de trânsito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para Produtos Racco

“O projeto tem o objetivo de corrigir algumas imperfeições da atual legislação sobre a distribuição dos recursos do DPVAT. Considero ainda de extrema relevância a educação na primeira infância, tão carente de investimentos. Dessa maneira se faz oportuno destinar recursos para a construção de creches”, destacou Rose.

Na Comissão de Educação, a proposta foi relatada pelo senador Jorginho Mello (PL-SC). O parlamentar afirmou ser oportuno garantir mais recursos para a área educacional e avaliou que a proposta da senadora contribuiu para o cumprimento da meta um do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação de vagas em creches.

“Nesse sentido, a ampliação e o melhor uso dos recursos se constituem como questão essencial, pois há problemas de infraestrutura que assumem caráter dramático quando necessidades da primeira infância são consideradas. [A proposta] poderá ter impacto positivo na Educação Infantil brasileira”, destacou Jorginho.

O projeto segue agora para análise das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE).

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRAS