ESPORTE INTERNACIONAL

Comitê internacional convida países para Jogos Paralímpicos.

A cerimônia simbólica foi realizada no Rio de Janeiro.

Em 15/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) apresentou o convite oficial aos Comitês Paralímpicos Nacionais para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A cerimônia simbólica foi realizada no Rio de Janeiro, onde mais de 200 representantes de cerca de 100 países participam de um seminário de chefes de missão para o Rio 2016 até sexta-feira (18).

Durante a cerimônia, o presidente do IPC, Sir Philip Craven, entregou cinco convites simbólicos para representantes de cada um dos cinco continentes. Leon Fleiser, chefe de missão da África do Sul, representou a África; Kunio Nakamori, do Japão, a Ásia; Esther Vergeer, ex-atleta da Holanda, a Europa; Bem Lucas, da Nova Zelândia, a Oceania; e Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) representou as Américas.

A expectativa para o Rio 2016 é de que 170 países participem dos Jogos Paralímpicos, com um total de 4.350 atletas competindo nos 22 esportes. Na última edição, em Londres, 164 nações participaram do evento com um total de 4.237 atletas, sendo 2.736 homens e 1.501 mulheres em um total de 20 modalidades.

Contagem regressiva para os Jogos

No auge de seus mais de 400 anos, o Rio de Janeiro é a sede dos Jogos Paralímpicos de 2016. Atual centro intelectual e cultural do Brasil, a cidade está sendo preparada todos os dias para celebrar, em 27 dias de competições, a maior festa do esporte mundial.

O Rio de Janeiro está localizado no estado de mesmo nome, na Região Sudeste do Brasil, e é limitado pelo Oceano Atlântico e por três outros estados da Federação: Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. A cidade é a mais visitada do Hemisfério Sul e conhecida pelas paisagens de tirar o fôlego e pelo espírito alegre, único de seu povo.

Foto: Brasil 2016