TEMAS GERAIS

Comitê Rio 2016 inaugura Centro de Formação de Voluntários em Vila Velha(ES).

No Centro de Formação os candidatos conhecerão um pouco mais sobre a história dos Jogos.

Em 29/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

No dia 1º de junho, às 11h, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 inaugura o Centro de Formação de Voluntários em parceria com a Estácio, no Campus Vila Velha. Será a primeira vez que os candidatos do Espírito Santo vão interagir presencialmente com o Comitê, participar de dinâmicas de grupo e atividades para atuar nos Jogos. O local funcionará entre os dias 1º e 20 de junho.

"A meta do Centro é selecionar e capacitar os voluntários para que eles realizem um trabalho focado e eficiente. Queremos que os candidatos aprendam coisas novas, tenham a oportunidade de viver um momento único e possam dividir com outras pessoas a experiência de ter trabalhado no maior evento esportivo do mundo", afirma Flavia Fontes, gerente-geral do Programa de Voluntários.

No Centro de Formação os candidatos conhecerão um pouco mais sobre a história dos Jogos e de alguns dos grandes atletas que já disputaram alguma das edições. Além disso, haverá um espaço que fará referência aos atletas paralímpicos e a superação de seus limites. O objetivo de tudo isso é que os candidatos comecem a entrar no clima dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ao final, eles serão conduzidos à "Sala de Dinâmica" para que participem das atividades junto aos voluntários selecionadores.

Além dos Centros de Formação do Rio de Janeiro e de São Paulo, postos itinerantes vão percorrer outras 12 cidades do país selecionando candidatos para diversas vagas. Ao longo do ano, todos os candidatos inscritos para os Jogos serão entrevistados presencialmente ou pela internet. A opção de entrevista online está disponível para brasileiros que residem em estados onde não haverá um Centro ou um posto itinerante e para estrangeiros. A partir de novembro, o Comitê Rio 2016 começará a informar aos 70 mil voluntários quem foi escolhido para participar dos Jogos Rio 2016.

“Esta parceria com o Comitê Rio 2016 é motivo de orgulho para a Estácio. Por meio de nossa área de soluções corporativas, temos o desafio de construir 1,8 mil cursos diferentes para capacitar milhares de voluntários. Trata-se de um projeto complexo, de amplitude nacional e visibilidade internacional, no qual mais de 200 professores nossos estão envolvidos”, afirma Marcos Noll, diretor de Educação Continuada da Estácio.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Sobre a Estácio

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil completa, em 2015, 45 anos de atuação no segmento de ensino superior. Fundada em 1970 no Rio de Janeiro, a Estácio está, hoje em dia, presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com 437 mil alunos matriculados euma estrutura de cinco mil colaboradores e nove mil professores. A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humana e, também, cursos de Pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC), soluções de educação para empresas e cursos de extensão. Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado de seus alunos. 

Fonte: P6 Comunicação