CIDADE
Comitiva da Saúde do estado verificou potencial de Aracruz
Foi uma visita técnica em a dependências que prestam os serviços de saúde.
Em 25/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma comitiva da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) formada pelo Subsecretário de Estado da Saúde Tadeu Marino, pela Superintendente Regional Cybeli Pandini Almeida, pelo Gerente de Regulação Claudiano Almeida Tiburcio, pela Chefe de Regulação de Superintendência Regional, Tatiana Bozzetti e pela Chefe do Núcleo de Regulação Urgência, Elida Ierke, esteve em Aracruz nesta quarta-feira (24/07) para a realização de uma visita técnica em algumas das dependências que prestam os serviços de saúde à população aracruzense e região.
A comitiva foi recepcionada em um café da manhã no Gabinete e na companhia do Prefeito Jones Cavaglieri, da Secretária de Saúde Clenir Avanza, do Diretor do Hospital São Camilo, Dr. Eduardo e pelo presidente da Associação Vidas, Ettore Cavalieri. “Esse encontro de hoje é um momento histórico e muito raro, porque é muito difícil você trazer da SESA os técnicos que decidem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Nenhum município faz nada sem a Superintendência, sendo o SUS uma rede de procedimentos conectados. Nós estamos na segunda fase desse momento que vive Aracruz, que é integrar os procedimentos hospitalares. Queremos transformar nossa cidade em um polo de referência em várias especialidades, reduzindo o número de pacientes que transportamos todos os dias, o que é muito desgastante para eles”, destacou Clenir.
Ela ainda apresentou aos presentes a atual composição da Rede Municipal de Saúde, que hoje conta com 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Postos de Saúde, Farmácia Básica, Centro de Especialidades, Almoxarifado, dois Centros de Reabilitação, Centro de Urgência (Central de Ambulância), a única em todo o Estado, Agência Municipal de Marcação de Consultas (AMA), Serviço Médico de Perícia, Central de Transportes, Centro de Saúde Mental, Centro de Gestantes, Serviço de Vigilância em Saúde, Vigilância de Zoonoses, a recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro de Hemodiálise e a Farmácia Cidadã, que já estão prontos e prestes a serem inaugurados.
Foto: Secom/Aracruz - Reprodução
O presidente da Associação Vidas, Ettore Cavalieri, também apresentou toda a evolução por qual o Hospital São Camilo passou e vem passando. “Há cinco anos nosso hospital se encontrava em uma situação muito delicada, quase fechando. Diante disso, identificamos possibilidades de poder contribuir por meio de ações solidárias e filantrópicas para captar recursos. Fizemos uma pesquisa de mercado para entender quais eram as demandas, e a partir de um diagnóstico, elaboramos um plano diretor. Já reformamos todos nossos leitos, e continuamos passando por um processo de melhoria na estrutura física, ampliando nossa capacidade e complexidade de prestação de serviços à saúde da população, de modo a oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. Queremos ser referência no estado”, enfatiza.
Após as apresentações todos fizeram uma visita para conhecer de perto as dependências e estruturas físicas dos locais que abrigam a Central de Ambulância, a UPA 24, o Hospital São Camilo e a Unidade de Guaxindiba, onde funcionarão o Centro de Hemodiálise e a Farmácia Cidadã do município.
“Já visitei o município algumas vezes e verificamos a importância do movimento que está sendo feito aqui para torná-lo referência. Por isso, trouxemos nossa equipe para verificar in loco o seu potencial. Nossa vinda hoje é justamente para referendar todo o projeto que está sendo feito aqui, para que a gente consiga tornar Aracruz um verdadeiro polo de serviços, que é o que ela vem se tornando, pois tem potencial financeiro e de gestão. Queremos reforçar que o Estado está presente para isso, pois percebemos que há uma evolução em sua estrutura física e de gestão municipal. Aracruz tem tudo pra ser uma potência e referência como ela vem se propondo”, relata a Superintendente Regional Cybeli Pandini.
Referência em Saúde
Ao fim da visita, o Subsecretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, afirmou que gostou muito do que viu e que Aracruz tem tudo para se tornar um grande polo na área da saúde. “Achei a estrutura do prédio que abrigará a hemodiálise e a Farmácia Cidadã maravilhosa. Percebi que todos os requisitos necessários para seu funcionamento, como o da Vigilância Sanitária e da portaria do Ministério da Saúde, estão sendo cumpridos”, diz.
Tadeu ressaltou e parabenizou ainda as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo Municipal. “O que compete à prefeitura ela fez. Temos estrutura física, máquinas, Centro de Esterilização. Agora só é preciso decidir quem ficará com a questão operacional, pois o mais difícil foi a coragem e o empreendedorismo da atual gestão, que vem colocando Aracruz como um polo da saúde, aumentando sua capacidade para atender a média e alta complexidade. Estou muito feliz por tudo o que vi aqui hoje. A prefeitura está humanizando e trazendo responsabilidade social aos moradores. Nós do estado aplaudimos e estamos aqui para dar total apoio”, enfatiza.
Já o prefeito Jones Cavaglieri comentou como essa aproximação com o Governo do Espírito Santo pode otimizar ainda mais as condições de saúde do município. “Esta visita da Secretaria de Estado da Saúde, com a comitiva completa, foi única e a primeira vez que acontece em nossa gestão, o que nos trouxe um resultado muito positivo. Apresentamos nosso hospital, nossa UPA, nosso Centro de hemodiálise e a Farmácia Cidadã. Desta forma, temos uma aproximação maior para futuros investimentos do Estado em nossa cidade, que está se tornando um polo em referência da saúde, o que nos dará uma tranquilidade de poder atender melhor os pacientes daqui e de nossa região”, completa.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL