CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Comlurb recolhe mais de 33t de lixo no Rio na sexta-feira de carnaval.
Balanço do primeiro dia de folia foi divulgado neste sábado.
Em 06/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ao todo, 33,22 toneladas de lixo foram recolhidas pela Comlurb já no primeiro dia de carnaval no Rio de Janeiro. O balanço da sexta-feira (5) foi divulgado neste sábado (6) pela concessionária, que também informou ter deslocado 1.600 garis para trabalhar na Sapucaí e nos blocos da cidade.
Só na Avenida, no primeiro dia de desfiles das escolas de samba da Série A, a Comlurb recolheu 19.68 toneladas de lixo. Foram aproximadamente 500 garis que atuaram durante toda a noite e madrugada, inclusive nas arquibancadas, para manter o ambiente limpo durante os desfiles.
Os profissionais contaram com o apoio diario de 67 máquinas e equipamentos, como mini varredeiras e sopradores, que ajudaram a agilizar a limpeza das arquibancadas e pista, caminhões basculantes, compactadores e pipas d'água (com água de reuso), alem de pás carregadeiras, informou a concessionária. Além disso, foram disponibilizados 1160 contêineres para descarte dos resíduos na passarela.
Nas ruas
Das ruas da cidade, foram retiradas 13.540 toneladas de lixo dos blocos que desfilaram nesta sexta-feira (5). Foi preparada uma operação para a limpeza durante a passagem dos blocos, onde até 1.100 garis atuarão por dia.
Sao disponibilizados até cinco mil contêineres para receber lixo em todas as vias e 90 sopradores para acelerar a limpeza após a passagem dos blocos.
Multas
Os agentes do lixo zero aplicaram 311 multas, sendo 245 de lixo e 66 para quem foi pego urinando na rua na sexta-feira que abriu oficialmente o carnaval . São 235 equipes formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um Guarda Municipal, que atuam diariamente em diversos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno.
Fonte: G1