MOTOR
Como identificar se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?
Há algumas maneiras de saber que algo está fora da normalidade na estrutura do veículo, diz diz Andresson Alves.
Em 16/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mesmo com experiência em dirigir, muitos condutores têm dificuldades em perceber quando há algo errado com o carro. Entre as questões mais comuns estão o alinhamento e balanceamento do veículo. Quando é necessário fazer?
De acordo com o chefe de oficina da Tai Motors, Andresson Alves, há algumas maneiras fáceis de saber que algo está fora da normalidade na estrutura do veículo. “Barulhos estranhos e diferenças no volante podem ser indícios de problemas mecânicos, que chegam até a representar risco para os ocupantes”, afirma.
Alinhamento
Se o motorista tiver a sensação de que o carro está sendo puxado para um lado, é preciso ficar atento e ter certeza de que o problema está no automóvel. Caso isso aconteça em uma via específica, pode ser que haja algum desnível na estrada, mas se ocorre em qualquer lugar, é hora de procurar uma oficina.
“Inicialmente, é preciso identificar se não existe alguma deformação aparente nos pneus, como calos ou desgastes. Caso não haja nada visível, deve-se verificar o alinhamento. Se o motorista sentir que o carro muda de direção bruscamente, deve ter cuidado, pois isso indica que o controle do automóvel está comprometido”, destaca o chefe de oficina da Tai Motors.
Balanceamento
Além disso, o condutor também deve observar se a direção ficar mais pesada ou se há trepidação no volante. “Se o motorista perceber que o volante está vibrando, tremendo um pouco ou se o automóvel apresentar alguns barulhos em certas velocidades, nesse caso, é o balanceamento que deve ser executado”.
A manutenção preventiva é a principal forma de evitar danos no carro. O supervisor de vendas da Tai Motors, Vanderlei Magalhães, afirma que procurar atendimento na concessionária, cuja oficina é especializada, aumenta a chance de uma análise mais minuciosa: “Na Tai Motors, mecânicos passam por capacitações periódicas, oferecidas pela montadora Hyundai”, afirma.
Sobre a Tai Motors
A Tai Motors, principal revenda de HB20 da Hyundai Motor Brasil (HBM) no Espírito Santo, é uma das empresas integrantes do Grupo Líder. A concessionária comercializa os modelos HB20 Comfort, HB20 Ocean, HB20 R Spec, HB20 S e HB20 X e também oferece serviços de assistência técnica para os modelos da montadora coreana.
Seguindo os padrões de atendimento do grupo na área de vendas e de pós-vendas, oferece aos seus clientes instalações modernas e confortáveis, com ferramental apropriado e funcionários qualificados na fábrica, alcançando assim eficiência em suas operações. A concessionária opera na Grande Vitória e em Colatina.
Por Italo Bôaventura/Ascom