CIDADE
Compras de Natal: Procon de Vila Velha orienta consumidores
Clima natalino já chegou em Vila Velha, aterrissou na Vila Natalina e se difundiu pela cidade
Em 23/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Tendo por objetivo de atuar na prevenção de problemas comuns no período, o Procon de Vila Velha faz algumas recomendações.
O clima natalino já chegou em Vila Velha, aterrissou na Vila Natalina na Prainha e se difundiu por toda a cidade. E neste clima de festas e celebrações entre famílias, amigos e colegas de trabalho, os presentes sempre são lembrados nesse período. No entanto, as pessoas precisam ficar atentas.
Tendo por objetivo de atuar na prevenção de problemas comuns no período, o Procon de Vila Velha faz algumas recomendações. O superintendente do órgão, George Alves, esclarece que o planejamento e a pesquisa são fundamentais para que o consumidor realize boas compras.
"O Procon atua de forma constante e ativa com o foco de conscientizar os consumidores, munindo de informações para trazer conhecimento, segurança e estimular o consumo responsável” ressalta George Alves.
Pensando nessa data tão especial e com o objetivo de prevenir os consumidores, o Procon de Vila Velha preparou 5 dicas bem relevantes:
1 - Planejamento financeiro e controle
É essencial, antes de ir às compras, que o consumidor faça uma reflexão e planejamento para saber se realmente precisa daquele produto, evitando agir por impulso e gastar mais do que o necessário! É importante ter atenção com o método de venda “oportunidade única”. É comum que o comércio eventualmente realize liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano.
2 - Obrigação de constar o preço do produto antes da promoção
Os preços das promoções devem ser apresentados de forma clara e visível, contando o valor anterior e o valor promocional, contribuindo para que o consumidor saiba o desconto que se está obtendo. Trata-se de uma obrigação imposta por lei estadual em vigor desde o ano de 2021.
3 – Muita atenção com as compras via internet
Quando for este o canal escolhido, certifique-se de que o fornecedor de fato vende aquele produto habitualmente ou presta determinado serviço. Busque postagens e comentários de outros consumidores sobre os produtos, para saber o respaldo, qualidade e credibilidade daquele fornecedor, por exemplo.
Sites como o RECLAME AQUI podem ser utilizados para conferir o histórico da empresa e se há insatisfação por parte dos consumidores. Além disso, a plataforma siteconfiavel é um importante instrumento que pode auxiliar também para conferir a credibilidade do fornecedor. Consulte também no Procon, por meio dos diversos canais, o histórico daquela empresa junto ao órgão.
4 - Formas de pagamento
O lojista deve informar, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. Para pagamentos com cartão de crédito à vista, o preço poderá sofrer alterações. Com a Lei nº 13.455/2017, os estabelecimentos passaram a poder diferenciar o preço de produtos e serviços a depender do meio de pagamento. Na prática, a medida autoriza a cobrança de valor mais alto para quem paga com cartão de crédito.
5 – Troca de produtos
Caso o produto adquirido ou presente recebido apresente qualquer problema de fabricação, o fornecedor terá até 30 dias para reparar e entregar o bem em perfeitas condições. Se após esse prazo o problema não for resolvido, o consumidor poderá escolher entre a troca do produto, desconto no preço ou o dinheiro de volta, a depender da situação.
Vale lembrar que se o produto não apresentar problemas, o lojista não é obrigado a trocar, sendo de livre escolha dele fazer isso ou não. Essa informação deve ser passada previamente ao consumidor, de forma clara, sendo possível constar o prazo para troca na etiqueta, nota fiscal ou em documento próprio.
Serviço:
O Procon de Vila Velha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Boulevard Shopping, localizado na Rodovia do Sol, Itaparica, Vila Velha. O atendimento é por ordem de chegada e não precisa agendar.
Atendimento on-line
E-mail: procon@vilavelha.es.gov.br
Telefone: (27) 99922-2246. (Semcom/PMVV)
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