NEGÓCIOS
Comércio exterior registra crescimento e setor segue otimista.
Minério de ferro e aço foram os principais responsáveis pelo aumento.
Em 16/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O comércio exterior capixaba fechou os quatro primeiros meses do ano mantendo a onda de crescimento e recuperação: as exportações em 2017 já somam US$ 2,5 bilhões, uma alta de 27%, se comparado ao mesmo período de 2016; enquanto que nas importações, o crescimento foi de 12%, totalizando US$ 1,37 bilhão.
Os dados foram divulgados pelo Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), entidade que completa 25 anos no próximo dia 18, com solenidade marcada no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. O presidente do sindicato, Marcilio Rodrigues Machado, ressalta que o desempenho positivo ajuda a elevar a confiança do empresariado, mesmo com os gargalos enfrentados pelo setor no país.
Minério de ferro e aço foram os principais responsáveis pelo aumento no montante exportado de janeiro a abril deste ano, com acréscimos de 52% e 58%, respectivamente. Nas importações, o carvão mineral foi o destaque, ao registrar aumento de 110% no período analisado, se comparado com 2016. As operações de tecidos e equipamentos eletroeletrônicos também registraram um desempenho positivo, com 30% e 7%, respectivamente.
“A pauta de exportação capixaba composta principalmente de commodities, dentre elas o minério de ferro, cujo preço se encontra em alta, faz com que os anos de 2017 e 2018 sejam bastante promissores para o setor, caso essa tendência seja sustentável. A retomada da economia deverá incrementar as importações e será um elemento importante na competitividade e controle dos preços no mercado interno”, lembrou o presidente Machado.
25 anos
Com números positivos desde o fechamento do primeiro bimestre, Marcilio R. Machado afirma que o setor está mais otimista com os negócios neste ano. A prova disso virá numa solenidade, no próximo dia 18, dos 25 anos do Sindiex, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Empresários do setor do país e lideranças já confirmaram presença.
Dentre as ações estão a assinatura de projeto de lei, lançamento de um selo comemorativo pelos Correios, apresentação do quinteto austríaco Vienna Strings e a entrega do prêmio personalidade do comércio exterior 2017. O evento deve reunir cerca de 350 pessoas.