EDUCAÇÃO
Conceição da Barra e Pedro Canário o Pacto npela Aprendizagem no ES.
O Paes visa a promover melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes.
Em 09/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Agora é a vez dos municípios de Conceição da Barra e Pedro Canário unirem esforços com o Governo do Estado para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve nos municípios, nessa quarta (07) e nesta quinta-feira (08), para participar das solenidades de assinatura do termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
Em seu principal objetivo, o Paes visa a promover melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.
A proposta do pacto é desenvolver um programa envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras municipais, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, explicou um pouco sobre os objetivos do Paes e falou sobre a parceria exitosa com as duas cidades. “A partir de agora somos uma só equipe em busca do fortalecimento da aprendizagem dos estudantes capixabas. Vamos articular um conjunto de ações em favor da educação pública e agradeço aos municípios de Conceição da Barra e Pedro Canário pela adesão e estendo o convite às famílias para participar conosco”, destacou o secretário.
Em Conceição da Barra, a solenidade de assinatura foi realizada na noite de quarta-feira (07), no auditório da prefeitura da cidade. Estiveram presentes o prefeito, Francisco Vervloet, e a secretária municipal de educação, Ivana Machado Raimundo.
Para Ivana, o Pacto surge da vontade de melhorar a educação, proporcionando um ensino de qualidade para os estudantes. “Estamos animados com a assinatura do Paes. Queremos construir uma melhor equidade didática, um ambiente de cooperação entre governos, escola e família. Essa união será fundamental para os estudantes de nosso município”, afirmou a secretária municipal.
De acordo com o prefeito, Francisco Vervloet, a participação de todos será fundamental para o sucesso do Paes. “É uma ferramenta que está chegando em um momento muito importante para o município. Queremos essa união porque sabemos o conteúdo que o projeto tem e precisamos desse fortalecimento”, reforçou.
Em Pedro Canário, a solenidade de assinatura foi realizada na manhã desta quinta-feira (08), na Associação Recreativa Assistencial de Idosos (ARAI). O evento contou com a presença do prefeito, Bruno Teófilo Araújo, do deputado estadual Padre Honório, de vereadores e de demais autoridades da cidade.
Segundo o prefeito Bruno, para o desenvolvimento da cidade é importante investir mais na educação. “Hoje no Estado temos como exemplo nosso município, que já está inserido no programa Escola Viva. Com a adesão ao Pacto, queremos ampliar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de nosso município e vamos fazer tudo com muita dedicação”, concluiu o prefeito.
Visita às escolas da região
Durante as visitas aos municípios, o secretário Haroldo Rocha esteve também nas escolas estaduais Joaquim Fonseca, Augusto de Oliveira e José Carlos Castro, em Conceição da Barra; Floresta do Sul, Luiza Bastos Faria, Pedro Canário Ribeiro e Edward Abreu do Nascimento, de Pedro Canário; além da Escola Viva Manoel Duarte da Cunha, da Creche Amélia Lucas Farias e das escolas municipais Taiara Silva Crulhe e Taquaras, também em Pedro Canário.
Na terça-feira (06), o secretário também esteve em São Mateus, onde visitou as escolas estaduais Córrego de Santa Maria e Wallace Castelo Dutra.
Nas visitas, conversou com as equipes escolares de cada uma das unidades para saber quais projetos estavam sendo trabalhados nas instituições de ensino e os resultados que estavam sendo obtidos.
“Gostei demais do que vi das escolas. As equipes estão mobilizadas para desenvolver um bom trabalho e isso é bom pra todos. Os jovens estão fazendo coisas extraordinárias para aprender. Fico muito contente quando sou recebido por jovens cheios de energia e com ideias para crescer. Todas as escolas estão de parabéns”, enfatizou o secretário Haroldo Rocha.
Para diretora da escola estadual Joaquim Fonseca, Barbara da Aldea Gennari, a conversa do secretário com os professores foi muito bacana. “Foi importante para que ele tome conhecimento das necessidades da escola e do nosso crescimento como equipe. Estamos progredindo com bons resultados, agradecemos a oportunidade do diálogo e espero tê-lo conosco mais vezes”, afirmou.
Roseny Costa da Cunha, diretora da Escola José Carlos Castro, contou como se sentiu ao receber o secretário. “A visita nos trouxe uma imensa alegria. É muito bom, pois diminui a distância entre a unidade central da Sedu e as escolas. Ao mesmo tempo em que ele conhece um pouco da realidade, os alunos veem q o secretário é uma pessoa acessível. Sabemos que a visita às escolas já é uma prática dele e isso valoriza o trabalho de toda a equipe pedagógica”, disse.
“Nossa escola estava esperando ansiosamente por essa visita. Ter o secretário aqui para conhecer nossa realidade e poder nos ouvir é de grande importância. Os estudantes tiveram seu momento de diálogo, e isso mostra a aproximação da Secretaria com as escolas. Só temos que agradecer por esse momento”, disse o diretor José Carlos Campinho, da Escola Edward Abreu do Nascimento.
Pacto pela Aprendizagem no ES
As principais metas do Paes são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.
O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Paes e a estrutura necessária para o seu funcionamento; Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.