CIDADANIA
Concurso Desafio Criativos da Escola premia projetos.
O anúncio dos dois ganhadores ocorreu durante o encerramento do PVE 2016.
Em 28/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As atividades do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), edição 2016, foram finalizadas na última quinta-feira (24) em Aracruz. O evento de encerramento reuniu alunos, professores e diretores das escolas e equipe da Secretaria de Educação do município no auditório das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). Na ocasião, foi feito um balanço das ações realizadas nas Frentes de Gestão e Mobilização do Projeto, exposição dos 17 trabalhos inscritos no concurso ‘Desafio Criativos da Escola’ e premiação dos dois vencedores na categoria Destaque Municipal.
A iniciativa do Instituto Votorantim, que este ano aconteceu em 18 municípios e 11 estados, tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade da educação nos municípios com operações das empresas do Grupo Votorantim, representado no estado pela Fibria. Iniciado em março em Aracruz, o Programa contou com três diferentes ciclos, envolvendo frentes de Gestão e de Mobilização.
Na frente de Gestão, foram capacitados 60 profissionais, entre técnicos da Secretaria Municipal de Educação, diretores e pedagogos das escolas, dentro do tema “Avaliação e aprendizagem”. Já na frente de mobilização, crianças e adolescentes foram sensibilizadas a assumir o protagonismo do processo de melhoria da qualidade da educação. Para isso, foram realizadas consultas lúdicas sobre o tema “A Escola que queremos Construir Juntos”, baseadas em brincadeiras e expressão gráfica, que incluíram a confecção de bandeiras sobre a temática e a divulgação de uma Carta Aberta, que reflete o desejo dos jovens sobre a educação que esperam.
Na última etapa da mobilização, foi realizado o concurso ‘Desafio Criativos da Escola’, com participação de estudantes de 7 a 17 anos de escolas municipais, educadores, organizações não-governamentais, associações comunitárias, dentre outros. No total, 17 projetos com o tema “Um futuro com a sua cara” foram inscritos em Aracruz.
Vencedores
Os dois melhores trabalhos do município foram anunciados durante o evento. Todos os demais projetos inscritos continuam concorrendo à etapa nacional do Desafio Criativos na Escola. Os vencedores foram a Escola Municipal Zilca Nunes Vieira Bermudes e o Centro Municipal de Educação Básica Paulo Freire. Ambas foram premiadas com dois cheques cada, um no valor de R$ 1,5 mil, para a escola celebrar a conquista ou investir no projeto, e outro no valor de R$ 500,00 para os representantes das equipes investirem em cursos.
A escola Zilca Nunes Vieira Bermudes venceu com o projeto #ocupazilca, cujo objetivo foi melhorar o espaço da instituição por meio de intervenções propostas para diferentes locais. Isso incluiu conscientização quanto ao uso do banheiro, resgate de brincadeiras antigas no pátio externo e transformação de uma área de entulho em um espaço de convívio e leitura, com gelotecas (geladeiras transformadas em estantes de livros), entre outras ações.
“Todos os alunos se envolveram de alguma forma e nossa expectativa é que o projeto continue”, disse a professora Nathália Vargas. “Foi muito bom participar. Antes a escola parecia um deserto e a deixamos mais colorida e bonita”, completou o aluno Jonhatan Pautilho, 13 anos.
Já a escola Paulo Freire ganhou com o projeto Águas e Nascentes, que teve como objetivo o reflorestamento de nascentes urbanas. “Foram mais de 35 mudas plantadas com a participação de três turmas de alunos do 7º ano. Esse é um dos muitos projetos bacanas que desenvolvemos e ficamos felizes com a premiação”, disse a diretora Oziliadora Bertolini Pianca.
Para a consultora de Sustentabilidade da Fibria, Sandra Oliveira, a parceria entre a empresa e o município foi gratificante. “Esperamos que a educação possa ser construída cada vez mais de forma participativa por todos os parceiros”, disse. A secretária de Educação de Aracruz, Acácia Gleci do Amaral, destacou a importância da parceria. “Esse trabalho tem nos ajudado a pensar as políticas educacionais no município e, além da formação dos professores e equipes, envolveu alunos e familiares, trazendo união entre a escola e a comunidade”, salientou.
Fonte: Ascom Fibria