TEMAS GERAIS
Concurso Sejus: mais 109 candidatos são nomeados.
Os novos efetivos vão substituir inspetores penitenciários que atuam em designação temporária.
Em 28/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cento e nove candidatos aprovados no último concurso público (edital de homologação 04/2015) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) serão nomeados. Essa é a segunda convocação do cadastro de reserva do processo seletivo. A nomeação, bem como a convocação para a posse, será publicada nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial do Estado.
Os novos efetivos vão substituir inspetores penitenciários que atuam em designação temporária. O grupo que será nomeado faz parte da terceira turma do curso de formação – turma Echo, composta por parte do cadastro de reserva.
Conforme prevê o edital do concurso realizado pela Sejus, os 500 primeiros classificados dentro do número total de vagas ofertadas pelo certame, além de 120 do cadastro de reserva, já foram nomeados e encontram-se em plena atividade.
“Apesar das dificuldades financeiras pelas quais o Estado está passando, conseguimos honrar nosso compromisso de nomear a segunda parte da turma Echo até o final do mês de maio. Agora, estamos ansiosos para receber esses novos inspetores penitenciários, que reforçarão o quadro de servidores da Sejus em breve”, comemorou o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas.
Curso de formação
O curso de formação foi a última etapa do concurso realizado pela Sejus, que ofereceu 250 vagas para o cargo de agente penitenciário e 250 para o cargo de agente de escolta e vigilância penitenciária, além do cadastro de reserva.
Todos os candidatos que participaram do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.
O curso de formação teve carga horária de 400 horas e a presença do aluno foi obrigatória em horário integral. As aulas foram realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Técnicas de Imobilização e Condução de Presos; Embarque e Desembarque em Viaturas; Lei de Execução Penal – Direitos, Deveres e Assistências; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; entre outras.
Fonte: SEJUS/ES