ECONOMIA NACIONAL

Confiança da indústria cai em abril, diz pesquisa da CNI

Após estabilidade, os industriais estão menos confiantes em relação à economia em abril.

Em 10/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: fxquadro no Freepik

Apesar da queda, o indicador continua acima da linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. O índice, no entanto, mantém-se abaixo da média histórica de 54 pontos.


Siga o CORREIOCAPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

Após estabilidade em março, os industriais estão menos confiantes em relação à economia em abril. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) caiu para 51,5 pontos em abril, queda de 1,3 ponto em relação aos 52,8 pontos registrados em março.

>> Inflação oficial recua para 0,16% em março, diz IBGE

Apesar da queda, o indicador continua acima da linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. O índice, no entanto, mantém-se abaixo da média histórica de 54 pontos.

De acordo com a CNI, o principal motivo para a queda foi a avaliação negativa sobre o momento atual da economia brasileira. Um dos componentes do Icei, o Índice de Condições Atuais, que mede a percepção atual sobre a economia e a própria empresa, caiu de 47,5 pontos em março para 45,7 pontos em abril. Abaixo da linha de 50 pontos desde janeiro de 2023, o indicador vem caindo desde janeiro.

O Índice de Expectativas, que mede as perspectivas para os próximos seis meses, caiu de 55,4 para 54,4 pontos. Esse indicador é dividido em duas partes. A previsão positiva para a própria empresa caiu de 58,2 pontos, em março, para 57,6 pontos em abril, indicando manutenção da confiança. A previsão para a economia, no entanto, deteriorou-se, passando de 49,7 pontos para 48 pontos, ficando abaixo da linha que separa o otimismo do pessimismo.

Segundo a CNI, os movimentos indicam reversão parcial em relação ao avanço das expectativas até o fim do ano passado. Para a entidade, os industriais demonstram confiança em relação à própria empresa, mas há maior preocupação em relação à economia atual e ao cenário econômico futuro. A pesquisa foi realizada com 1.238 empresários entre 1º e 5 de abril. (Por Wellton Máximo/Agência Brasil)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Inflação oficial recua para 0,16% em março, diz IBGE
Petrobras faz descoberta de petróleo na Margem Equatorial
Mercado estima PIB de 1,9% este ano, revela boletim Focus
Caixa inicia contratação de financiamentos com FGTS Futuro
Contas públicas têm déficit de R$ 48,7 bilhões em fevereiro
Poupança tem entrada líquida de R$ 1,3 bilhão em março
Ministério revisa para baixo projeção de superávit comercial
Aumento na produção de carnes deve manter preços baixos
Endividamento aumenta entre as famílias no mês de março
Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR
Produção da indústria recua 0,3% em fevereiro, revela IBGE

TAGS:
CONFIANÇA | INDÚSTRIA | ECONOMIA | ESTABILDIADE | CNI