EDUCAÇÃO
Congresso Educacional das Escolas Particulares deve reunir 600 participantes.
O evento é promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo.
Em 17/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Vitória sediará, na quinta (20) e sexta-feira (21), o 5º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo, que deve reunir 600 pessoas, entre professores, gestores e profissionais da educação para debater os rumos futuros no ensino e experiências pedagógicas inovadoras. O evento é promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), ocorre no Centro de Eventos da cidade, e prevê a realização de palestras, debates e feira de negócios.
Entre os destaques tecnológicos da feira está a PlayTable, primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, que foi desenvolvida com base na ludopedagogia. A ferramenta, que já está em uso em escolas privadas e públicas do Espírito Santo, tem como prerrogativa tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido e, consequentemente, mais eficiente.
Na Universidade Infantil, localizada no município de Serra, ao Norte de Vitória, a PlayTable é utilizada como ferramenta pedagógica por professores que atendem cerca de 300 crianças, de 2 e 5 anos. Desde que foi implantada, em dezembro de 2014, a mesa está posicionada na “Sala Mágica”, espaço da instituição de ensino destinado a proporcionar experiências mais lúdicas aos pequenos. De acordo com o gestor da escola, Rodrigo Galvino Santos, a familiaridade dos professores e alunos com recursos tecnológicos facilitou a assimilação da nova ferramenta. “Assim, a mesa é usada para atividades pedagógicas direcionadas, para pintura ou memória, por exemplo, podendo variar o grau de complexidade das atividades, de acordo com cada público e proposta pedagógica”, conta.
Lançada em 2014 pela Playmove, de Blumenau (SC), a PlayTable já está presente em 350 escolas de todo o Brasil e conta com 13 aplicativos exclusivos, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, com profissionais especializados em diferentes áreas do conhecimento, como literatura infantil, história e matemática. Para o diretor geral da Playmove, Marlon de Souza, as novas tecnologias têm colocado em xeque uma série de paradigmas no ambiente escolar, impondo desafios para engajar e motivar os nativos digitais e os professores. "Por isso, acredito que o caminho é sermos aliados da tecnologia, mas sempre prezando pela fundamentação pedagógica de cada jogo", observa.
Segundo o especialista em ludopedagogia da Playmove, Cristiano Sieves, as crianças aprendem melhor e mais rápido quando recebem conteúdo de maneira lúdica. “Contudo, é necessário contar com o apoio de professores e pedagogos para que o conteúdo seja adequado”, explica. Com aproximadamente mil unidades em uso, a PlayTable também tem ganhado adesão em escolas de educação especial, pois é acessível para crianças com diferentes níveis de deficiência motora ou psíquica. “A tela tem tecnologia de sensor infravermelho, que reconhece objetos de plástico, metal, feltro, entre outros, além do toque do dedo e de outras partes do corpo”, explica Sieves.
Sobre a Playmove
Empresa de Blumenau (SC), fundada em 2013. A Playmove é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil e ensino fundamental. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos pequenos. A tecnologia touch screen se caracteriza pela fácil usabilidade, inclusive por crianças com deficiência.
SERVIÇO
5º Congresso Educacional das Escolas Particulares do ES
Data: 20 e 21/08
Local: Centro de Convenções de Vitória (R. Constante Sodré, 157 - Santa Lucia, Vitória - ES)
Fonte: Dialetto