CULTURA

Conguistas homenageiam a padroeira do Estado em Vila Velha

O destino era o campinho do Convento da Penha.

Em 09/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Caravanas de bandas de congo vindas de várias partes do Estado, como João Neiva, Serra, Viana, Guarapari, Vitória, Fundão e Vila Velha, participaram, na manhã desta segunda-feira (09), da 2ª Romaria dos Conguistas em homenagem à Nossa Senhora da Penha – padroeira do Estado.

A concentração aconteceu na sede da Associação Cultural Esportiva e Recreativa – Beatos do Espírito Santo (ACERBES), na Rua Araribóia, Centro, onde os conguistas e devotos saíram em cortejo levando o mastro de São Benedito carregado pelos alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), pelas principais ruas e avenidas da cidade. O destino era o campinho do Convento da Penha.

Tambores e casacas

Ao som das casacas e tambores os conguistas foram recebidos com muita fé e emoção no campinho do Convento onde foram abençoados pelo Frei Paulo que agradeceu a participação dos devotos de Nossa Senhora da Penha.

Conguista há 40 anos, Roberto Edson dos Santos, mais conhecido como “Dadai”, da Associação Cultural Banda Konshaça, Serra, a romaria tem um significado importante. “Renovar as esperanças, a fé e resgatar a cultura do congo é fundamental para sobrevivência da nossa história”.

Em seguida, as bandas de congo seguiram para o largo Frei Pedro Palácios, no Parque da Prainha, onde foi realizada a tradicional fincada do mastro de São Benedito. O secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer (Semcel), Luiz Felipe Faria de Azevedo, participou do evento.