MEIO AMBIENTE

Conheça as regras sobre Arborização urbana de Vila Velha/ES.

A principal causa da solicitação de retirada de árvores são problemas causados pelo plantio inadequado.

Em 14/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A cada semana, a prefeitura recebe uma média de 15 solicitações de retirada de árvores na região urbana do município. A principal causa são problemas causados pelo plantio inadequado de espécies em calçadas que, ao se tornarem mais robustas, acabam se transformando em obstáculos para os pedestres.
 
O tema arborização urbana é de responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos. Os pedidos de poda e de supressão/corte devem ser encaminhados à prefeitura por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 283 9059 e/ou pelo site ouvidoria.vilavelha.es.gov.br ou no Protocolo na sede da prefeitura, em Itaparica.
 
Depois de encaminhadas à Secretaria de Serviços Urbanos, as solicitações seguem os seguintes procedimentos:
 
Poda

É o ato de se retirar parte de plantas, arbustos, árvores, cortando-se ramos, rama ou braços inúteis, favorecendo seu crescimento. A poda faz com que a árvore cresça de forma ordenada, evitando que os galhos interfiram na rede elétrica, por exemplo.
 
Supressão/corte

São encaminhadas à secretaria de Meio Ambiente para vistoria, parecer técnico e formalização de Termo de Compromisso com o requerente visando plantio de nova árvore. Pareceres finalizados e Termo de Compromisso assinado pelo requerente, a solicitação retorna a Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela execução do serviço.
 
Benefícios

As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde. Elas absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de absorver o barulho na cidade. “Infelizmente, são muitas as solicitações de retirada de árvores e os motivos são os mais variados”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Jader Mutzig. Explica ainda que a maioria destas solicitações refere-se à árvores plantadas inadequadamente, com a melhor das intenções, que acabam quebrando as calçadas e dificultando a acessibilidade.
 
A Secretaria de Meio Ambiente mantém uma equipe técnica composta por engenheiro florestal, biólogo,  geógrafo e arquiteto, responsáveis por vistorias e análises de cada processo de solicitação. O secretário explica que nos casos em que o parecer determina a retirada da espécie o morador precisa assinar um Termo de Compromisso se comprometendo a fazer o replantio de espécies adequadas indicadas pelos técnicos.
 
Viveiro Municipal

A prefeitura mantém o Viveiro Municipal, onde são cultivadas espécies utilizadas no paisagismo da cidade. Além disto, há algumas espécies indicadas para plantio em calçadas que podem ser doadas. “O importante é que as pessoas busquem a orientação”, explica o secretário.

Penalidade

Corte, poda, queima ou dano em qualquer parte das plantas ou na sua totalidade localizadas em calçadas e demais espaços públicos, sem autorização prévia da prefeitura, é passível de multa.
 
Serviço
 
Secretaria de Meio Ambiente (Semma) - Coordenação de Recursos Naturais (CRN): 3149-7271
Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu): 3149-7323

Fonte:PMV