ECONOMIA NACIONAL
Conheça o Nubank, cartão mais cobiçado do momento
Fila de espera para obter o cartão de crédito soma 70 mil pessoas
Em 22/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um cartão de crédito vem chamando a atenção dos consumidores brasileiros e já tem uma fila de espera de nada menos do que 70 mil pessoas, que aguardam ansiosamente para ganhar o seu. O Nubank Mastercard Platinum, emitido pela administradora de cartões Nubank, tem despertado interesse por prometer transparência, custos menores e a possibilidade de resolver qualquer pendência pela internet.
O cartão da Nubank, startup criada em setembro do ano passado, não tem taxa de anuidade nem tarifas, cobra juros rotativos abaixo da média do mercado - que são os juros cobrados em caso de atraso ou parcelamento da fatura - e é gerenciado por um aplicativo no celular, que oferece informações detalhadas sobre os gastos realizados no plástico.
Segundo a empresa, o cartão tem feito sucesso por suprir uma demanda reprimida de consumidores que estão acostumados com taxas de juros exorbitantes, atendimentos burocráticos e estão insatisfeitos com seus cartões, que oferecem poucas informações e meios para controlar os gastos no crédito.
Para obter o cobiçado cartão, além de ser proprietário de um smartphone com sistema iOS ou Android, o consumidor precisa ser aprovado em uma análise de crédito.
Como essa avaliação pode durar horas, dias, semanas ou meses, a demora tem gerado reclamações de consumidores nas redes sociais, ávidos para utilizar o produto.
Ao realizar a análise de crédito, a administradora do cartão leva em consideração o histórico de crédito de cada consumidor, assim como qualquer instituição financeira. Mas também inclui filtros adicionais na avaliação, baseados em um modelo próprio. “Ser indicado por um amigo que tenha um bom histórico de crédito, por exemplo, pode contribuir para uma avaliação positiva, mas também não é determinante”, diz Cristina.
A executiva garante que quem tem um bom histórico de crédito é aprovado rapidamente, assim como quem tem um histórico ruim é reprovado de forma ágil. “A demora maior se refere a consumidores que estão na faixa intermediária. Ainda estamos aprimorando nossa análise”.
Além de não cobrar anuidade ou tarifas, o cartão da Nubank cobra uma taxa de juros de 7,75% ao mês no caso de atraso no pagamento ou parcelamento do valor, quando o cliente cai no chamado crédito rotativo (compare as tarifas oferecidas por cartões de crédito).
De acordo com dados do Banco Central referentes ao período de 30 de abril a 7 de maio deste ano, entre 44 instituições financeiras, os juros rotativos cobrados pela Nubank só não são menores do que a taxa média da Caixa e de seis bancos de pequeno porte.
A oferta de uma taxa de juros mais baixa foi possibiltada por meio de uma parceria com dois bancos de pequeno porte - cujos nomes a empresa não revela - e também por conta da estrutura digital da empresa, que dispensa atendimento presencial e reduz a necessidade de atendimento por telefone.
No momento em que o usuário parcela uma compra, por exemplo, ele consegue consultar como ficarão distribuídas as prestações visualizando as faturas na ferramenta.
A taxa de câmbio e a do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incidem sobre compras internacionais, podem ser visualizadas de forma separada do valor da compra.
É possível reduzir e aumentar o limite de crédito disponível, bloquear e desbloquear o cartão ou antecipar o pagamento da fatura a qualquer momento pelo app. Caso o usuário queira aumentar o limite de crédito, mas o valor não esteja disponível, o pedido também é feito pelo aplicativo.
Apesar de assegurar que o usuário consegue resolver qualquer demanda sozinho, o Nubank oferece um chat para responder a eventuais dúvidas, além de e-mail e atendimento telefônico. “No chat geralmente conseguimos responder a demanda na mesma hora”, diz Cristina. “Já a maior parte dos e-mails enviados por usuários são respondidos em até meia hora”.
Fonte: Exame