ESPORTE INTERNACIONAL
Conmebol definirá grupos e jogos da Libertadores e Sul-Americana
Times saberão seus adversários na competição na noite desta segunda(17).
Em 17/12/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A noite vai ser de sorteio em Luque, no Paraguai. A sede da Conmebol será o palco das definições de quais serão os jogos da Libertadores e Sul-Americana no ano que vem. O sorteio começa às 21h (de Brasília) e vai mostrar o futuro internacional de 14 times brasileiros.
Na Libertadores, são oito times do Brasil que estarão na competição, mas em potes diferentes – enquanto ainda não sai o ranking atualizado da Conmebol -, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras estarão no pote 1, que tem os cabeças de chave. No segundo pote estarão Athletico-PR, Flamengo e Internacional. No pote 4 ficarão os vencedores dos confrontos na Pré-Libertadores, que se classificaram Atlético-MG e São Paulo.
Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE
Pela Sul-Americana, são seis times classificados: Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Fluminense e Santos. A Chape só conseguiu a vaga porque o Athletico-PR conquistou a Sul-Americana deste ano e foi para a Libertadores.
Ano que vem será a primeira vez que as competições terão uma final única. A decisão da Libertadores será em Santiago, capital do Chile, no dia 23 de novembro. Já a finalíssima da Sul-Americana será em Lima, capital peruana, dia 9 do mesmo mês.
Após uma conturbada edição de 2018, a competição está prevista para começar no dia 22 de janeiro, com os jogos de ida da fase prévia. Atlético-MG e São Paulo serão os primeiros brasileiros a entrarem em campo, entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Os classificados para a fase de grupos estreiam na competição entre os dias 5 e 7 de março. As equipes do mesmo país só ficarão na mesma chave caso uma delas tenha se classificado da fase prévia.
Potes da fase prévia da Libertadores — Foto: Infoesporte
Divisão dos potes da fase de grupos da Libertadores — Foto: Infoesporte
Ainda falta ser definido um representante da Bolívia (Royal Pari ou Bolívar). No domingo, o San José garantiu sua vaga, mas ainda não sabe para qual fase vai. Isso porque falta uma rodada para o fim do Clausura no país: quem ficar com o título vai para a fase de grupos e entra no pote 4 do sorteio, enquanto o vice estará no pote 2 da segunda fase prévia.
NATAL: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home
Na Colômbia, o Junior Barranquilla conquistou neste domingo o Torneo Finalización e se classificou direto para a fase de grupos da Libertadores - depois de perder a chance para o Athletico Paranense na final da Sul-Americana. O Independiente de Medellín, vice-campeão, vai para a fase prévia.
Athletico-PR foi o grande campeão da Sul-Americana 2018, a última com dois jogos na final — Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
A principal mudança para 2019 na competição vencida pelo Athletico-PR neste ano será a final única em campo neutro. Para a temporada que vem, continua a classificação de seis times brasileiros e argentinos, e quatro para os demais países da Conmebol.
Os 44 clubes presentes na primeira fase são divididos nos blocos Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai) e Norte (Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela). No sorteio, o time de um bloco enfrenta o do outro. Os jogos de ida da primeira fase serão em três semanas diferentes, todas em fevereiro: dias 5 a 7, 12 a 14, e 19 a 21.
Na segunda fase, são acrescentados os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores, além dos dois eliminados na terceira fase da Pré-Libertadores com melhores resultados.
Times classificados para a primeira fase:
Sorteio Sul-Americana — Foto: Sportv