POLÍTICA INTERNACIONAL
Conselho da ONU pede reunião emergencial da Assembleia Geral
Foram 11 votos de membros do Conselho favoráveis à realização da reunião de emergência.
Em 27/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na reunião desta tarde, o Conselho de Segurança aprovou a invocação de um mecanismo chamado Unidos pela Paz (Uniting for Peacem, em inglês), com base na Resolução 377 da Assembleia Geral, aprovada em 1950.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (27) uma resolução pedindo uma reunião de emergência da Assembleia Geral para tratar da ação militar da Rússia na Ucrânia. Foram 11 votos de membros do Conselho favoráveis à realização da reunião de emergência da Assembleia Geral. A Rússia votou contra e China, Índia e Emirados Árabes Unidos se abstiveram. A reunião emergencial da Assembleia Geral da ONU vai acontecer amanhã (28).
Na reunião desta tarde, o Conselho de Segurança aprovou a invocação de um mecanismo chamado Unidos pela Paz (Uniting for Peacem, em inglês), com base na Resolução 377 da Assembleia Geral, aprovada em 1950.
A resolução diz que a Assembleia Geral, composta pelos 193 países-membros, também pode tomar medidas se o Conselho de Segurança não agir em caso de ameaça ou uma violação da paz, ou um ato de agressão, em razão do veto de um de seus cinco membros permanentes.
A assembleia pode considerar o assunto imediatamente com a intenção de fazer recomendações aos Estados-membros para tomarem medidas coletivas para manter ou restaurar a paz e a segurança internacionais.
Na sexta-feira (25) a Rússia, um dos cinco países-membros com poder de veto, votou contra uma resolução que condenava a invasão à Ucrânia. Esta foi a primeira vez desde 1982 que o Conselho de Segurança pede uma sessão de emergência da Assembleia Geral. (Por Luciano Nascimento - Agência Brasil)
Leia também:
> UE fechará espaço aéreo para Rússia e estuda área marítima
> Combates em Kiev: Zelensky desmantelou plano de Moscou
> Presidente ucraniano pede à população para não depor armas
> Rússia: Diplomacia “com uma arma na cabeça”, dizem EUA
> Rússia e Ucrânia tentam retomar diálogo para cessar-fogo
> Presidente ucraniano volta a convidar Putin para negociar
> Presidente Volodymyr Zelensky pede mais ajuda de ocidentais
> Usina de Chernobyl é capturada por forças russas, diz gabinete
> "Haverá uma nova Europa após a invasão de hoje", diz Otan
> Rússia pagará preço amargo pela guerra, diz chanceler alemão
TAGS: REUNIÃO | EMERGENCIAL | UCRÂNIA | RÚSSIA | ASSEMBLLEIA | GERAL