TEMAS GERAIS
Conselho de Direitos Humanos comemora 20 anos.
Para celebrar a data acontecerá uma solenidade no Palácio Anchieta nesta quinta-feira (10).
Em 10/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Espírito Santo completa 20 anos neste mês de dezembro e para celebrar a data realiza uma solenidade no Palácio Anchieta nesta quinta-feira (10), a partir das 11 horas. O CEDH é composto por instituições do poder público e da sociedade civil e foi criado pela lei 5.165/95. É um dos conselhos mais antigo e atuante do Brasil.
A solenidade também celebrará o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e integra a programação da VII Semana Estadual dos Direitos Humanos. Durante o evento será entregue o Prêmio Estadual dos Direitos Humanos ao militante e ex-presidente do CEDH Gilmar Ferreira e ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos “Dom Tomás Balduíno”. Também serão anunciados os estudantes vencedores do Concurso de Redação “Direitos Humanos na Escola”.
O presidente do Conselho, Lula Rocha, enfatiza a importância da celebração. “O CEDH é uma referência na defesa da dignidade humana. Nenhuma violação fica sem resposta diante a atuação firme deste colegiado. Por isso celebramos esse momento mesmo sabendo dos muitos desafios que temos para consolidar uma política efetiva de direitos humanos no Espírito Santo”, diz o presidente.
Vídeo com a história do CEDH
Na abertura da solenidade será lançado um vídeo que conta a história do Conselho com depoimentos e imagens que marcaram essas duas décadas de atuação. Dentre os fatos abordados destaca-se o enfrentamento ao crime organizado e a denúncia levada à ONU sobre as graves violações de direitos humanos no sistema prisional conhecido internacionalmente como as masmorras do Espírito Santo.
Fonte: Sejus-ES