POLÍTICA INTERNACIONAL
Conselho Eleitoral inicia apuração das eleições presidenciais do Haiti.
Os eleitores tiveram de escolher entre 54 candidatos à Presidência.
Em 26/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti começou hoje (26) a contagem dos votos das eleições presidenciais, legislativas e municipais realizadas ontem (25). Ainda não há previsão de divulgação do resultado. Cerca de 5,8 milhões de haitianos foram às urnas para escolher presidente, 119 deputados, 20 senadores e 142 prefeitos. Os eleitores tiveram de escolher entre 54 candidatos à Presidência.
Evans classificou as eleições como “um passo extraordinário” na renovação política, que permitirá inaugurar um novo Parlamento em janeiro de 2016. Ele lembrou que, para o dia 27 de dezembro, está previsto o segundo turno das eleições presidenciais.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro saudou o governo e o povo haitianos pela bem-sucedida realização das eleições, “etapa fundamental do processo democrático e condição indispensável para o desenvolvimento, fortalecimento institucional e preservação dos ganhos obtidos nos últimos anos no Haiti”.
Em nota, o Itamaraty informou que o governo brasileiro ressaltou a importante contribuição da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e de toda a comunidade internacional ao processo eleitoral. A nota também elogiou a Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), chefiada pelo embaixador Celso Amorim.
Agência Lusa/Com informações da Prensa Latina e da Notimex