POLÍTICA INTERNACIONAL
Consenso entre EUA e China para reduzir déficit comercial
A Casa Branca exige uma redução de 200 bilhões de dólares.
Em 20/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Estados Unidos e China alcançaram um acordo para reduzir “de maneira significativa” o déficit comercial americano, anunciaram neste sábado (19) os dois países em um comunicado conjunto.
“Houve um consenso sobre o fato de tomar medidas para reduzir de maneira significativa o déficit dos Estados Unidos na troca de mercadorias com a China”, escreveram as partes, reunidas esta semana em Washington para negociações.
O comunicado não adiantou cifras, embora a Casa Branca exija uma redução de 200 bilhões de dólares de seu déficit com o gigante asiático, que no ano passado os Estados Unidos chegaram a 375 bilhões de dólares.
“A fim de satisfazer a crescente demanda de consumo da população chinesa e a necessidade de um desenvolvimento econômico de alta qualidade, a China vai aumentar consideravelmente suas compras de bens e serviços dos Estados Unidos. Isso apoiará o crescimento e o emprego nos Estados Unidos”, acrescentou.
Os negociadores dos Estados Unidos e da China também acordaram “um aumento importante” das exportações americanas no setor agrícola e no setor de energia.
Os dois países, muito ligados no plano comercial e financeiro, iniciaram há duas semanas diálogos delicados para tentar encontrar uma solução a sua disputa comercial após meses de tensão, medidas e ameaças de represálias comerciais por parte dos dois países, para evitar uma guerra comercial de consequências imprevisíveis.
Foto: AFP/Arquivos